Impossível ter passado pelos anos 90/00 alheio aos hits do Cidade Negra. A banda de reggae da baixada fluminense conquistou o coração dos brasileiros, mais especificamente o público adolescente das duas décadas e, mais especificamente ainda, os maconheiros jovens alternativos. Quem não teve (um amigo) com dreds no cabelo, violão e roupas com as cores da bandeira jamaicana, que atire a primeira pedra.
Clique para ler o post completo e todo povo vai sorrir, sorrir, sorrir...
O grupo começou em 1983 (com o nome de Lumiar), fez sucesso em 1991 com o vocalista Ras Bernardo, mas emplacou mesmo em 1994, com a entrada de Tony Garrido. Esta simpatia em pessoa cativou o povo brasileiro e conseguiu não perder a moral nem quando virou apresentador do programa FAMA, ao lado da diva Angélica.
Vamos relembrar as músicas mais amadas desta banda?
A SOMBRA DA MALDADE
A música: possui duas versões bem diferentes. A primeira, lançada em 1994, tem uma levada mais pop. Porém, se você for 9vinho como eu, provavelmente conhecerá apenas a segunda versão, lançada em 2002 no acústico MTV, com riffs de baixo mais marcantes e uma levada mais swingada.
Parte que você canta:Permita que o amoooor invada sua casa, coração! Contexto: Em qualquer conflito de relacionamento ou cantada de fim de noite na balada. uÓ!
A música: Este hino dos baladeiros desde 1996 contou com a participação da lenda Lulu Santos que, na época, recuperava-se de uma crise em sua carreira. O atual jurado do The Voice Brasil contribuiu com seus arranjos vocais marcantes no groove irresistível do Cidade Negra, emplacando mais um sucesso.
Parte que você canta: o refrão, obviamente. Contexto: Enquanto se arruma pra balada "cazamiga". De preferência com a voz em falsete no final da frase (pfvr fidelidade ao arranjo). O refrão também já foi muito usado nas frases de msn (sdds) e status do Orkut de toda uma geração. Mas hoje em dia reina nas legendas de fotos do Facebook/Instagram
Crianças de hoje em dia jamais saberão o que é pensar numa frase pra botar no msn
A música: é um clássico do Cidade Negra! Faixa integrante do álbum consagrado "Sobre todas as forças", Pensamento caiu nas graças até de quem não dava bola pro reggae.
Cosplay da fada bela?
Parte que você canta: "Voooocê precisa saber o que passa aqui dentro (eu vou falar pra você), você vai entender a força de um pennsamennto pra nunca mais esquecer" Daí pra frente, só se você for fã porque, olha... é meio impossível decorar a letra toda. Contexto: Experimente usar a letra em um debate sobre neurociência, vai que dá certo? #contapragente
A música: um dos principais hits do álbum O Erê (1996), Firmamento possui um clipe super bonitinho com fotos de família dos integrantes da banda. Mais uma música que dá aquele prazer de cantar com sotaque jamaicano palavras como firmamennto/ vennto/ entendimennto... #quemnunca?
Todos curte!
Parte que você canta:"Você não sai da minha cabeça, minha mente voa... você não sai, não sai, não sai, não sai..." Contexto: Declarações de amor, luau, rodinha de violão...
A música: é o último megahit da banda, lançado em 2002 especialmente para o Acústico MTV. Como esquecer da plateia balançando girassois no refrão? E das frases marcantes como "Já que pra ser homem tem que ter a grandeza de um menino"? Praticamente o hino de um período marcado pelos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA e das guerras deste país contra o Afeganistão e Iraque (Bush, sem sdds).
Parte que você canta: "No coração de quem faz a guerra nascerá uma flor amarela, como um girassol..."
Homenageado!
Contexto: Perfeita para trabalhos de história, ainda mais se você cantar com cara de piedade!
A música: De autoria de Nando Reis e Marisa Monte, Onde você mora é uma das canções românticas mais fofas dos anos 90. Seria a mais fofa, se não fosse por um lamentável erro de português que a nossa equipe infalível de revisores de post não deixou escapar. Apesar do título conservar a forma correta, no refrão se canta "AONDE você mora". Neste caso está errado, porque AONDE dá ideia de movimento. Portanto, o correto seria "ONDE você mora? Aonde você foi morar?"
Dica: Cante assim e seja odiado por toda uma geração.
"Desculpe aí..."
Parte que você canta: "A-mor igual ao teu eu nunca mais terei" Contexto: Término de namoro, comendo barras de chocolate como se não houvesse amanhã.
A música: de 1998, período pré-apocaliptico/high-tec que tanto amamos, esta música ganhou um clipe beeem característico: todos de branco + prateado + óculos escuros, com elementos futuristas como pegadas na lua e animações representando o cosmos. No final surge o Sol iluminando todo mundo e o Girassol amarelo prevendo o final da carreira do Cidade Negra (esta viagem da autora é reflexo da overdose de reggae que ela ouviu para produzir o post, só pode).
Clipes high-tec merecem uma categoria exclusiva no blog s2
Parte que você canta: "Você não sabe o quanto eu caminhei pra chegar até aqui..." Contexto: Cantadinhas baratas... convencer o instrutor da academia a te liberar dos exercícios aeróbicos... entrevistas do tipo Ana Maria Braga... perfeita também para legendas de fotos melancólicas nas redes sociais!
Sempre adorando aqui e Cidade Negra tem que ouvir sem os fones de ouvir e bem alto. Ninguém que nasceu em 2005 pra cá vai saber o que foi o Cidade Negra e as mensagens de msn que tinha que ser esperto na frase e colocar o refrão sempre rs. SDD CIDADE NEGRA E OUVIR NA RUA E NA FAZENDA
Curto muito cidade negra, tanto o lado A quanto o B (e outros por aí). Com o Garrido no Hadouken então nem se fala!!! uAHuHAuuahHAU
P.S. Entre no face no sábado a partir das 18h e confirmará a teoria da Fernanda sobre "Todo mundo espera alguma coisa, de um sábado a noite".
Plugin do MSN: nunca usei pq ninguém entenderia mesmo!! kkkkkkkkkk
Uma que talvez não seja essencial do Cidade Negra, mas quase beira isso: O erê! Alías, alguém sabe o que é O ERÊ???? Acho q nem o Tony sabe. Tem que tá muleke, e ele acho q passou dessa fase...
Cidade Negra é uma daquelas bandas que você nunca da moral, mas quando para pra pensar, você vê que conhece todos os hits...e que ama muito!! Onde vocÊ mora, A Estrada e Firmamento são o trio de músicas que aquecem o s2 de todo mundo, impossivel não amar...
Sdds MSN e do plugin que mostrava as músicas que os usuários estavam ouvindo, hehe
ResponderExcluirBelo post com gif histórico do Hadouken!!!!
Show de bola Nanda!!!
ResponderExcluirSó pra reiterar... e confessar que dei risada, de novo, do cosplay da fada bela!!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
SDDS DESLIGAR O PLUGIN PRA OUVIR MÚSICA BAGACEIRA!!!
ResponderExcluirSempre adorando aqui e Cidade Negra tem que ouvir sem os fones de ouvir e bem alto. Ninguém que nasceu em 2005 pra cá vai saber o que foi o Cidade Negra e as mensagens de msn que tinha que ser esperto na frase e colocar o refrão sempre rs.
ResponderExcluirSDD CIDADE NEGRA E OUVIR NA RUA E NA FAZENDA
http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/
Rá!!! Ok, vamos lá:
ResponderExcluirCurto muito cidade negra, tanto o lado A quanto o B (e outros por aí). Com o Garrido no Hadouken então nem se fala!!! uAHuHAuuahHAU
P.S. Entre no face no sábado a partir das 18h e confirmará a teoria da Fernanda sobre "Todo mundo espera alguma coisa, de um sábado a noite".
Plugin do MSN: nunca usei pq ninguém entenderia mesmo!! kkkkkkkkkk
Uma que talvez não seja essencial do Cidade Negra, mas quase beira isso: O erê! Alías, alguém sabe o que é O ERÊ???? Acho q nem o Tony sabe. Tem que tá muleke, e ele acho q passou dessa fase...
Ótimo post!!! Reggae Pop, poucos sabem fazer.
Cidade Negra é uma daquelas bandas que você nunca da moral, mas quando para pra pensar, você vê que conhece todos os hits...e que ama muito!! Onde vocÊ mora, A Estrada e Firmamento são o trio de músicas que aquecem o s2 de todo mundo, impossivel não amar...
ResponderExcluirO Erê! Pra entender, tem que tá muleque ;)
ResponderExcluir