Pages

18 de outubro de 2012

Clipe 6: Raul Seixas - Gita

O maluco beleza que tem uma legião de fãs por todo o país, nos quais me incluo, deixou como legado um vasto repertório de referências culturais, religiosas e sociológicas em suas músicas. Raul Seixas difundiu os conceitos politicamente incorretos de Aleister Crowley em "Sociedade Alternativa", levou o rock and roll para a Bahia, como bem explica a canção "Rock and Roll", protestou contra o regime militar em "Como Vovó Já Dizia", exaltou o candomblé em "Mosca na Sopa" e tirou milhões de pessoas do fundo do poço com "Tente Outra Vez".  Mas não vamos falar de nada disso. Vamos falar de uma música que poucos entendem. Outros dizem que é uma ode àquele que não se deve nomear, o que é uma grande baboseira. Com vocês, o clipe de "Gita", mais uma música cheia de significado.

Clique para ler o post completo e Toca Raul!

O álbum Gita foi lançado em 1974 e a canção homônima foi escrita em parceria com Paulo Coelho. Antes de falarmos do clipe, vamos entender o significado disso tudo. Com a palavra Sri Krishna Murti das, da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna de Belo Horizonte:

"A palavra Gita quer dizer canção em sânscrito. No contexto da música do Raul Seixas, é retirada do nome Bhagavad-Gita (A Canção do Senhor Supremo), que é um clássico fundamental da literatura védica (antigos textos sagrados da Índia). Trata-se de um diálogo que acontece há cerca de 5000 anos atrás, antes da batalha de Kurukshetra, que dividiu o mundo antigo. É a conversa de Sri Krishna, a própria pessoa de Deus, e seu amigo e discípulo, Arjuna, guerreiro da família dos Pandavas. Arjuna faz diversas perguntas a Krishna que o conduzem à auto-realização. Este diálogo transcendental inspirou Raul a compor a sua música, especialmente o capítulo 10, quando Krishna descreve suas opulências. E a estrutura poética é bem semelhante à que Raul usa em sua canção."

Resumindo, Raul estava falando de Deus enquanto todo mundo achava que ele tava falando do beuzebu. Ele utiliza referências ao livro mas acrescenta versos como "eu sou as donas de casa nos peg pags do mundo",  "sou raso, largo, profundo" e "eu sou luz, raio, estrela e luar. Manhã de sol, seu iaia, seu iô iô". Ops, me confundi.  

Agora você está pronto para conhecer esse clipe que poderia até ser de cantor sertanejo!

                                                                    Galopeeeeeeeira

O vídeo de uma música tão conceitual foi filmado de uma forma bem simples. Raul faz caras e bocas em um fundo de chroma key onde passam fotos referentes à letra da música. E o maluquete também capricha na mímica. 
                                                                               A letra A tem meu nome

Para dar um pouco mais de movimento, a edição abusa do zoom. 

Zoom indo

Zoom vindo

Raul também aproveita as câmeras para mostrar a boa forma que adquiriu com a dieta da luz e álcool. Isso enquanto medita e canta. 

                                                        Dieta da proteína é para os fracos

No figurino, a tendência são as batas hippies misturadas com o óculos escuro. Algo como se ele dissesse: "eu compro óculos importado mas também me preocupo com a espiritualidade".

                                                          A produção esqueceu do colírio

Ao final, o ápice da tecnologia. A cabeça do cantor sai do corpo e fica flutuando pelo chroma. Na minha interpretação, é como se a meditação e o álcool levasse a consciência dele a lugares longínquos e mágicos. 

                                                                    Defeitos especiais

Depois de conhecer mais sobre a cultura Hare Krishna, você está convidado a assistir o início, o fim e o meio desse clip!



RAULZITO, SDD DE VOCÊ E DO TEMPO EM QUE SE FAZIA UM ÓTIMO CLIP SÓ COM O CHROMA KEY!!!

8 comentários:

  1. Saudades desse cantor que mudou o mundo. Onde você está Raul? morreu e não tinha que morrer o melhor cantor e deixou seu legado para os fãs. Ninguém vai ser igual a ele.
    Ótima postagem.

    http://metropolitanafm.uol.com.br/

    ResponderExcluir
  2. muito bom Juão!!!!!
    Toca Rauuulll!!!

    ResponderExcluir
  3. Este era o cara.
    Grande maluco beleza.

    www.cchamun.blogspot.com.br
    Histórias, estórias e outras polêmicas

    ResponderExcluir
  4. Oi anjo, tudo bom?
    Poxa lembro da minha infância, meu pai ouvia muito Raul e eu vivia com ele, era uma maravilha, marcou minha vida esse grande cantor!
    Beijos da Érr#
    http://viceveersa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/viceveersa

    ResponderExcluir
  5. FALECI com o gif da Galopeeeeeira ashuehuasehuahseua

    Acho q Raul faz parte da vida de todo mundo.. não tem como negar, o maluco beleza marcou gerações!!

    Ótimo post, João! Me diverti muito!!

    bjsss

    ResponderExcluir
  6. Recebi a visita de "ela, Nanda Dearo" no meu humilde blog e aqui estou para retribuir a visita, demorei, mas apareci... Gostei muito do blog e queria propor uma parceria, caso queiram entrem em contato, beijos e abraços para todos os integrantes desse blog que estão de parabéns.

    ResponderExcluir