Nos anos 90 todo mundo ralava na boquinha da garrafa (confira mais neste post aqui), mas também ficava em casa ensaiando altos passinhos para arrasar nas pistas sábado à noite. Quem nunca se juntou à multidão endoidecida que dançava Macarena ou comprou os cd's É Tempo de Alegria? Ok, esses cd's não eram tão populares assim. Mas artistas como Ace of Base, Alexia e Double You faziam todo mundo balançar o esqueleto e gastar a sola do New Balance!
PLEASE DON'T GO
Double You - 1991
Qual a conclusão após ouvir uma música que repete 51 vezes a mesma frase? Que nos anos 90 alguns clichês ainda não eram tão óbvios, por isso a banda italiana Double You usou e abusou do "Não se vá" - que no Brasil não é novidade desde Jane e Herondy. E o mais interessante é como essa lavagem cerebral pode fazer tanto sucesso. Quem nunca passou o dia todo cantando esse refrão que atire a primeira pedra.
Costeleta e topete nos anos 90
28º Please don't go
ALL THAT SHE WANTS
Ace of base - 1993
All that she wants foi single número um no mundo todo, desbancando "I Will Always Love You", da Whitney Houston. A banda Ace of Base conta a história de uma mulher solitária que quer ter um filho. Ou que procura mais um cara para abusar do corpo por uma noite. Afinal, a palavra baby pode ter muitos significados.
Atenção para os passinhos que as vocalistas da banda induziram milhões de pessoas a fazer:
Hoje é dia de rock, bebê
Aquecimento para Macarena
WHAT IS LOVE
Haddaway - 1993
Mais uma canção romântica que fazia todo mundo dançar desenfreadamente como baratas depois de receber um jato de Raid. Apesar do sucesso nas pistas, a performance mais conhecida ficou por conta de Jim Carrey, no humorístico Saturday Night Live. Uma coreografia que entraria para a rotina das dançarinas do Faustão e dos caras do You Can Dance.
Quem nunca?
THE RYTHM OF THE NIGHT
Corona - 1994
Quem acha que "A Nova Loira do Tchan" é a música mais dançante dos anos 90 está muito enganado. O grupo baiano nunca conseguiu traduzir na percussão o ritmo da noite. Muito menos o ritmo da vida. Já a Corona fez isso muito bem. E Corona é o nome da banda italiana, não da vocalista, que se chama Olga de Souza e é BRASILEIRA. Quando ela descobriu o ritmo da vida, abandonou o emprego na Caixa Econômica e foi causar na Europa.
FOLLOW YOU (CRAZY FOR YOU)
Sect - 1995
Além da vocalista brasileira, a banda Sect era 100% tupiniquim. Além de um sucesso estrondoso, o hit Crazy for You fez Patrícia Coelho conquistar uma vaga na primeira edição da Casa dos Artistas, ao lado da grande atriz Mari Alexandre. O refrão "Crazy for you.. crazy for you... Oh I can't hold on" está no inconsciente coletivo, mas não foi suficiente pra render um mero videoclip. Portanto, esse item não terá gif em protesto à falta de sensibilidade dos produtores de videoclips dos anos 90.
LUTO
MACARENA
Los del Rio - 1996
O hit dos hits. A música mais tocada de todos os tempos. A coreografia mais manjada da América Latina. Presença certa nas playlists de festas de casamentos e formaturas. Macarena faz todo mundo gritar AHHHHAI, descer até o chão e dar um pulinho. Desde 1996 todo mundo sabe essa coreografia, mas você sabe o que você está dançando? Com vocês, um trecho da tradução da politicamente incorreta Macarena:
Não se preocupe com o meu namorado
O menino cujo nome é Vitorino
Eu não o quero
Não foi possível suportá-lo
Ele não era bom para que eu ... ha ha ha ha
Dê ao seu corpo alegria, Macarena
Porque seu corpo serve para dar alegria e coisa boa
Dê ao seu corpo alegria, Macarena
Hey, Macarena
UH LA LA LA
Alexia 1997
Os compositores dos anos 90 tinham alguma obsessão pela palavra baby. Dessa vez, Alexia diz que ama o cara (baby) e pede que ele a ame por uma noite. Sim, amar no sentido safadeeeenho. Esse é um dos refrões mais grudentos da história da música, com um videoclip que dava maus exemplo, como ensinar as periguetes a andar de carro sem o cinto de segurança e os caras pegadores a não escovar os dentes após o almoço.
Seu guarda, esqueci do cinto
Close no dente
Angélica bem que tentou fazer sucesso com o seu Ooh La La mas, definitivamente, jamais conseguirá superar este grande hit. Saiba mais...
BARBIE GIRL
Acqua - 1997
_ Hi, Barbie!
_Hi, Ken!
_ Dou you wanna go for a ride?
_ Sure!
_Jump in!
Esse é o diálogo mais famoso da década passada. Barbie e Ken saem para se divertir nessa música da banda Acqua. Ainda bem que eles não sabiam que no futuro iriam inspirar a Kelly Key. Diz a lenda que, depois da versão brasileira, os integrantes da banda tomam remédios tarja preta em um sanatório dinamarquês e acham que são os quatro anões da Branca de Neve.
Barbie e Ken, o casal 20 do século XX
A música eletrônica era bem mais legal nos anos 90. Mas, como diria Nelson Ned, "tudo passa, tudo passará. E nada fica, nada ficará". Se você sentiu saudade, recorde os bons momentos nesse vídeo que o Anteontem preparou no Windows Movie Maker:
ANOS 90, SDD DE VOCÊS E DAS COREOGRAFIAS INOVADORAS!
Dancei mto ao som de Double You e Ace of Base, os outros nem gostava mto.
ResponderExcluirMacarena é simplesmente A MELHOR MUSICA JA FEITA PELA HUMANINDADE!!!! defendo isso até o fim...
ResponderExcluirCorona me lembra meus 2/3 anos de idade indo para a gincana da cidade tomar guarana antartica de latinha (serio, acho q eh a lembraça mais antiga q tenho da minha vida essa cena com essa musica tocando)..
Só acho Please don't go -No Merci >>>>Please don't go - Double you
Ótimo post joão, muitas das musicas fizeram parte da minha 1ª infancia..(e tmb da trilha sonora do Passa ou Repassa ashudhasuh)
Passou um filme na cabeça quando ouvi The Rythm of the Night, Macarena e Uh la la... sdds anos 90!
ResponderExcluirE é verdade, a maioria fazia parte da trilha do Passa ou Repassa!!
Bjss
só faltou believe da Cher e gonna make you sweat (everybody dance now)
ResponderExcluirTemos um grupo que fazemos festa como nos anos 80, 90 muito bom...
ResponderExcluir