Pages

28 de maio de 2013

TV 13: Top 5 de Chaves



Eles estão há mais de 40 anos na televisão mundial, há mais de 30 somente no Brasil. Seu episódios foram repetidos milhares de vezes, vistos e revistos por milhões de pessoas, quiçá bilhões, em todo o mundo. Seus personagens foram dublados pra mais de 50 idiomas, e em 2012 o seriado ainda era exibido em mais de 20 países (isso, isso, isso). Os números impressionam, e não é pra menos. Ainda fazem tanto sucesso, que continuam sendo o seriado televisivo mais lembrado pela população brasileira. 


Lá vem o Chaves, Chaves, Chaves! Seria inimaginável ligar a TV não se deparar com eles! Silvio já tentou tirar do ar várias vezes, sendo repreendido em todas as ocasiões (má, oe?!?!). Não importa se são velhos, estão ultrapassados, ou se perderam a graça. Não importa. O povão quer e ponto. 

Clique para ler o post completo, e zaz... zaz... e a gente lia, e cantava, e zaz... 




Vamos começar do começo: 





Calma, gente!!! Com tantas músicas boas, essa tema não tem lugar no nosso TOP 5. Ele tá aí só pra gente ir entrando no clima. 

Todas as músicas aqui postadas são composições do gênio Roberto Gomez Bolaños. Carinhosamente apelidado de Chespirito, Bolaños criou todos os personagens, escreveu o roteiro de todos os episódios, ajudou a dirigir todas as cenas e compôs todas as músicas do seriado. Chespirito, aliás, significa "o pequeno Shakespeare", uma clara referência à genialidade e à baixa estatura do autor. 

Curiosamente, todos os personagens interpretados por Chespirito, em todas os seus seriados, começam com CH (Chaves, Chapolin, Chompiras, Dr. Chapatin, Vicente Chambon e Chaparrón Bonaparte). 



O " pequeno Shakespeare" Bolaños, no auge do sucesso...


 e nos dias atuais.



Pois bem, vamos ao nosso tão esperado TOP 5!!!


5° lugar - Queria ter sido um pastor


Quem se lembra daquele episódio cheio de ternura e espirito natalino, no qual o Sr. Barriga convida a todos da vila para passarem a ceia de natal em sua casa? O morto de fome Chaves fica tão encantado com o presépio do Sr. Barriga que, na hora de cear, resolve esperar um pouco para encolher (mais ainda???) e contracenar com as imagens de santos e anjos. Emocionante. 





4° lugar - Quando me dizes


Ahhhhh.... O amor........ O casal mexicano mais apaixonado do SBT não é de Rosalinda, nem de Café com aroma de mulher, nem sequer de A Usurpadora. Tinha que ser do Chaves mesmo!!! Aliás, pra quem não sabe, a música que é tocada toda santa vez que os pombinhos se encontram é o tema do chatíssimo premiadíssimo longa "E o vento levou". Segue na íntegra:  


Professor Girafales! Dona Florinda! Que milagre você por aqui! Vim lhe trazer esse humilde presente! Ahhhh... Não gostaria de entrar para tomar uma xícara de café? Não seria muito incômodo? Mas é claro que não, queria entrar... Depois da senhora!



Não. Eles simplesmente não poderiam ficar de fora. O casal mais apaixonante da televisão brasilo-mexicana resolve deixar de lado os buquês de rosas e as xícaras de café, para perder a noção do ridículo contracenar uma cena romantissississssiiisissssíííííííííííssima neste clipe. 







3° lugar - Se você é jovem ainda


Não há muito o que comentar. Sucesso!!!
Percebam que a música é cantada, na maioria do tempo, para o Seu Madruga. Tipo, o cara já tava véio!!! Curiosidade: Ramón Valdés, ator que deu vida ao velho Madruga, faleceu em 1988 (é isso mesmo, ele morreu em 1988, significa que tem muito fã que nasceu depois de ele morrer). Não sei quando o episódio foi gravado (falha dos pesquisadores do blog), mas já suspeitavam desde o princípio, digo... sim?! Digo..... Não?!
   

Agora, o Psy copiou na cara dura mesmo hein!


 UO... UO UO UO...... OPPAN GANGNAM STYLE


Segue o clipe para apreciação. 





2° lugar - Churi Churin Fun Flais




O que??? Churi Churin Fun Flais! O que é isso?  Churi Churin Fun Flais! Mas o que significa? Churi Churin Fun Flais. É bem esse o espírito da coisa. Não sabe o que responder? Churi Churin Fun Flais. Muita criança arteira já usou essa expressão na hora da bronca. 
Neste capítulo, acontece o encontro bizarro entre os dois principais personagens de Chespirito, o Chaves e o Chapolin. É um capítulo longo, dividido em três partes, com aqueles  finais bem broxantes 


"se você quer saber o que irá acontecer, não deixe de assistir esse programa amanhã, neste mesmo horário, neste mesmo canal"

Chapolin visita a escolinha da vila a pedido das crianças, e começa a contar pra elas a história da branca de neve. O resto é pura magia Chespiritiana. 

Curiosidade: este é o único capítulo do seriado que não teve as canções dubladas em português. Além disso, somente as duas primeiras partes foram dubladas e a última não, ou seja, o episódio nunca teve um fim aqui no Brasil, e isso é algo que deve fazer muito sentido pra algum ex-funcionário da SBT. Mais tarde, a canção Churi Churin Fun Flais recebeu uma versão brasileira, chamada de Tchuim tchuim tchun claim (um beijo pra quem traduziu o nome) para o LP do Chaves, produzido pela SBT em 1989, mas no capítulo ela somente é vista na versão original em castelhano.





À venda nos melhores sebos, somente em LP e K7




 Deve ser por essas pérolas que só a SBT proporciona, que o episódio não teve grande repercussão no Brasil. No entanto, é claramente um dos capítulos prediletos de Bolaños e sua trupe. Tanto que nos shows solos dos personagens do Chaves, após a separação do elenco, ela foi e continua sendo a música mais cantada. A outra canção do episódio, "El país de la fantasia", continua sem dublagem. (De certo o Silvio tava muito ocupado bolando o topa tudo por dinheiro)

Bota a legenda lá nas ferramentas do youtube, e assista! 









1° lugar - Que bonita sua roupa



Essa música é cantada no mesmo episódio de "Se você é jovem ainda". Aquele no qual o professor Linguiça tenta ensinar a turminha a cantar em coral, o Quico desafina e erra tudo, o professor grita TÁ TÁ TÁ TÁ e TÁ, fala pro Quico não ser burro, mas a Florinda está dentro da sala, o professor fica sem graça, daí ele fala que com esforço as crianças podem até gravar um disco, ele dá o tempo da música pro Chaves estalando os dedos, o Chaves acha que ele está fazendo em nome do pai e começa a fazer também, eles cantam e dançam, e zaz, zaz, e zaz... 



Amém!

Detalhe para a cena da descida da escada, quando Seu Madruga erra o tempo do pulinho e faz cara de "opa". Com certeza, foi sem querer querendo. 





Ritmooo, é ritmo de festaaaaa


Vejam o clipe completo:







Pois é, pois é, pois é!!!! Esse foi o TOP FIVE CHAVES, mas ainda não acabou. Também há uma canção que não poderia ser esquecida, jamais será. É o nosso curinga, é a cereja do bolo, é o brinco da princesa, é o zap do truco.  


Trata-se de "Boa noite vizinhança", música composta por Bolaños em homenagem a  Carlos Villagrán (Quico), para a sua despedida do elenco. Ela foi incluída no episódio "Vamos todos a Acapulco", filmado no hotel Acapulco Continental. Segundo Edgar Vivar (Sr. Barriga), a escolha do local de filmagens foi um migué merchandising da Televisa, emissora mexicana que adotou o Chaves (trocadilho não intencional), pois o hotel era de propriedade da emissora.

Este episódio seria o último de Carlos Villagrán com o elenco do Chaves, pois ele havia recebido propostas irrecusáveis na América do Sul (No Brasil??? Nããããão!! Má, oe, quem quer dinheiroooooo???). Tal episódio foi, portanto, a última gravação de Chaves com o elenco completo original, o que torna o clipe ainda mais emocionante.  Reparem no trecho da música em que o Chaves canta 


"Prometemos despedirmos sem dizer adeus jamais, pois haveremos de nos reunirmos muitas vezes mais".

Na boa. Gravar esse capítulo deve ter sido f.......... 




Nem preciso citar que vale muito a pena ver todos os episódios completos. Mas como já estamos aqui mesmo, e pelo fato de realmente valer muito a pena mesmo, eu vou citar. VALE MUITO A PENA VER TODOS OS EPISÓDIOS COMPLETOS!! 

Sem mais.

_______________________________________________________________


CHAVES, SAUDADES DE VOCÊ E DE QUANDO PASSAVA PAPALÉGUAS E CHAPOLIN ANTES!!!








5 comentários:

  1. Chegou no primeiro lugar e já tava vindo nos comments xingar por não ter "Boa noite vizinhança" adhuashud realmente muito foda esssa, incontáveis vezes chorei qnd assistia, mas não sabia q era o ultimo episodio do quico , até msm pq, o Sbt nunca passou os episodios na ordem entao no outro dia o quico estava normalmente na vila...

    ótimo post...!]
    chaves never gets old!!!

    ResponderExcluir
  2. Matou a pau. Ri muito.
    Eu já sou veterano, mas vi muito o Chaves.
    E quando dá eu ainda dou uma beliscada.
    É muito engraçado.
    Show de post!

    www.cchamun.blogspot.com.br
    Histórias, estórias e outras polêmicas

    ResponderExcluir
  3. Nunca fui fã de Chaves, mas mesmo assim conheço as músicas e episodios!! Lendário!!

    ResponderExcluir
  4. Sempre vivendo na alegria e felicidades sempre na vida assim amém

    ResponderExcluir