Pages

16 de julho de 2013

TV 14: Chiquititas


Um estudo da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP aponta que o mercado infantil movimenta cerca de R$50 bilhões por ano no Brasil. Eu disse 50 BILHÕES de verdinhas, só para baixinhos (ba-dum tsss). E não é de hoje que este público chama a atenção dos mais diversos setores da economia... roupas, alimentos, eletrônicos, brinquedos e... TELEVISÃO.



Em 1997, o SBT lançava uma novelinha que iria mexer com os corações das crianças, e ainda mais com os bolsos dos empresários em geral. E adivinha quem está de volta HOJE? Chiquititas 2013! Não é muito amor gente?


Então clique aí para ler o post completo e não me diga mentirinhas, dói demais.
No post de hoje vamos relembrar 5 músicas das Chiquititas que marcaram uma geração. Era comum ouvi-las durante a novelinha, cada uma em um momento especial, nos ensinando muitas coisas sobre o mundo, sobre as pessoas e sobre a vida... Bora lembrar?

TUDO, TUDO
Tudo Tudo by Chiquititas on Grooveshark

Pan panpararam... Start spreading the news... I'm leaving today... Se deu vontade de cantar New York, New York só de ouvir a introdução de Tudo, Tudo não foi a toa: é praticamente um plágio, mesmo!
Bitch, please!
Hino dos momentos felizes da trama, Tudo, Tudo ficou famosa pela dancinha contagiante, que você pode conferir no clipe da música e neste gif sen-sa-cio-nal!

Figurino tendência!

Aprendi com esta música que quando estamos tristes, temos que encontrar o coração.



MENTIRINHAS
Mas nem só de momentos felizes viviam as Chiquititas... Em Mentirinhas, Mili tenta consolar a orfã Tati a respeito da ausência de seus pais, e é surpreendida pelo dramalhão argentino mexicano cantado pela Tati no refrão.

Sépia, menina com cachinhos, bicicleta, trem... quer mais clichê?

Aprendi com esta música que mentirinhas doem demais.



CORAÇÃO COM BURAQUINHOS
Uma peculiaridade das músicas das Chiquititas é que quase nenhuma das meninas cantava de verdade. Daí pra não ficar muito feio resolveram que a Carolina (moça que cuidava do orfanato) tinha que cantar. Além de solar canções românticas que não faziam o menor sentido no CD infantil, era ela quem dividia Coração com Buraquinhos com a bonitinha e desdentada da Maria. No clipe, as duas contracenam em meio a uma abundância de girassóis e corações, sem falar no chapéu enorme que a Carolina usa pra combinar com o cenário.
Aprendi com esta música que a chuva é o pranto da vida.

Esta aqui aprendeu direitinho!!


MEXE LÁ
As aberturas de Chiquititas sempre foram muito marcantes. Mexe Lá, cheia de cacofonias, era uma das preferidas das crianças dos anos 90 (eu, risos). Primeiro porque tinha até campeonato pra ver quem conseguia falar mexe-cha-mexe-che-mexe-chi-mexe-cho-mexe-chu mais rápido, sendo que no tempo da música já era difícil. Mexe mexe chi, nós vamos sentir XIXI XI. Pensou numa coreografia personalizada? Não? Com 7 anos você pensaria. E na última frase do refrão, mexe mexe TU, vocês podem imaginar que as crianças cantavam tudo, menos TU.


Carla Diaz, prevendo sua atuação como a Khadija de O Clone

Aprendi com esta música que se te falta u, mexe mexe TU. (Depois de muito tempo, porque era muito difícil ouvir aquelas vozes sintetizadas com clareza e ninguém tinha internet na época pra descobrir a letra certa.)

 (E porque eu era pobre e tinha a fita K7 e não o CD que vinha com as letras)

(E fim.)


REMEXE
Mas nada supera a nostalgia de ouvir a primeira abertura das Chiquititas. Além da coreografia contagiante, a poesia é insuperável, com destaque especial para este trecho:
Tudo é uma festa de sons
Só tem que escutar com atenção
A porta faz "pam"
A chuva faz "plim"
O vento faz "shhh"
E eu te amo
lalalalala lalalalala...
(Este eu te amo totalmente fora de contexto e vocês aí reclamando dos tchê tchererês da vida...)
Aprendi com esta música que com as caçarolas e as colheronas se formou a banda musical (escreva nos comments o que você cantava de verdade, porque nem eu e NENHUM amigo meu cantava isso, produção!!!)
Coreografia de uma geração
_______________________________________________________________________________________________
CHIQUITITAS, SAUDADES DE VOCÊS, DAS CAÇAROLAS E COLHERONAS!!

5 comentários:

  1. kkkkkk.. ahhhhh como eu amava as Chiquititas!!!!!!
    mas só gostava da fase que era só meninas...]
    depois misturaram os meninos e ficou sem graça!!!
    (feminista!!! kkkkk... SQN né!!)
    Ótemo post nanda!!!!
    ahh... eu cantava: " com as bandeirolas e as mulheronas"..... kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Putz, compartilho a mesma revolta!! Quando os meninos entraram começou a baixaria!!

    Eu cantava mais ou menos "com as caçaronas e as zuzeronas"... mas a verdade é que cada hora eu cantava uma coisa ahsuehuaeshusa

    ResponderExcluir
  3. Gnt como assim "qnd os meninos entraram".. eles participavam desde o começo, só q não faziam parte do orfanato, mas tipo com uns 2 meses de novela eles já estavam no ~raio de luz~ ... tanto q no clipe de "berlinda" do primeiro cd eles já aparecem...

    ResponderExcluir
  4. OH MY GOD! Adorava essa serie e muito marcante na minha vida. Eu vi essas crianças crescerem junto comigo. "Não me conte mentirinhas dói de mas", Mexe "Mexe Mexe com as mãos , mexe mexe a cabeça e só comigo Chiquititas". Um movimento de todos eram virgens com essas músicas. Passou até o BV. Era muito boa. Pena não vão fazer mas series e novelas como essa.

    rodrigobandasoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Mas os meninos não tinham tanto espaço.. quando aumentou o número de meninos q ficou paia

    ResponderExcluir