Pages

8 de setembro de 2023

Paradas de Sucesso 13: Top 10 de 2003

Eis que 'Mulheres Apaixonadas' está no 'Vale a Pena Ver de Novo', e nos damos conta de que 2003 simplesmente foi há 20 anos!!! E, por incrível que pareça, tem muitas coisas em comum com 2023. Lula também era o presidente, e os cantores latinos estavam super em alta na música POP. Mas as semelhanças acabam por aí. O VMA - ao contrário de hoje em dia - impactava com o beijo entre Madonna, Britney Spears e Christina Aguilera. O cenário musical brasileiro não é o mesmo, obviamente. Naquele ano, o pop internacional dominava o mainstream (graças às novelas que emplacavam suas trilhas), o sertanejo não era universitário, e a MPB ganhava um novo fôlego. De Luka a Robbie Williams, confira as dez músicas mais tocadas no Brasil em 2003. Clique para ler o post completo e... venha ficar 'nem aí' com a gente.


10º) Para mudar a minha vida - Zezé di Camargo e Luciano

Lançada em 2000, a música, pasmem, só virou um grande sucesso três anos depois. Destaque para o sensacional videoclipe que contou com as participações especiais de Lima Duarte e Juliana Paes, com um plost twist no final que deixaria qualquer autor de novela com inveja.

Quer dizer que o laboratório para a Bibi perigosa começou nesse clipe? 




9º) I want you - Thalía

Não é de hoje que as cantoras latinas buscam entrar no mercado fonográfico norte-americano. Após passar anos debulhando um rio de lágrimas na triologia das Marias, Thalia fez o seu debut e lançou o single do seu primeiro álbum voltado para o público internacional. A música, que conta com a participação do Fat Joe, teve um bom desempenho, alcançando o pico de número 22 na hot 100. Mas no Brasil, tornou-se um hit graças a "Malhação", que, apesar da trama ter sido chatinha, compensava na trilha cheia de hits ( aposto que essa música tocava naquelas transições de cena do pessoal na praia ou jogando capoeira).
Esse clipe tem uma vibe tão JLO




8º) Sexed Up - Robbie Williams
 
APOSTO que muitos de vocês conhecem alguém que sempre achou essa música super romântica ou a utilizou em declarações e casamentos. Quarto single do álbum Escapology, a música não teve um desempenho muito bom pelo mundo, com a exceção do Brasil, que a abraçou, simplesmente pelo fato de ter feito parte da trilha sonora internacional da novela "Mulheres Apaixonadas". Por ter sido tema de casal, a letra da música foi interpretada equivocadamente, basta dar uma olhadinha na tradução para nos depararmos com versos como esse:
Por que nós não terminamos logo?
Não há mais nada a dizer
Meus olhos estão fechados
Rezando para não se perderem
E nós não nos sentimos mais atraídos
E isso é o que faz a diferença hoje
Eu espero que você se exploda!

Vale lembrar que o clipe foi protagonizado por Jaime king, que é simplesmente a Heather Vandergeld do filme As Branquelas.  




 7º) Ligação Urbana - Bruno e Marrone

Depois do mega sucesso do acústico não o da MTV lançado em 2001 e, principalmente, do hit oficial dos botecos "Dormi na Praça", a dupla foi diretamente para o A-List do sertanejo. "Ligação Urbana" foi a música mais tocada no gênero no ano de 2003, superando até mesmo os medalhões como Zezé di Camargo e Luciano. 

Nós percebemos o quão datada a música é, quando a letra menciona "orelhão".


6º) Amor Maior - Jota Quest

Quando eu digo que as novelas tinham uma influência enorme nos charts do Brasil, não estou exagerando. O Jota Quest conseguiu emplacar DUAS músicas no mesmo ano em trilhas sonoras de novelas; " Só hoje" na trilha nacional de Malhação ( já falamos sobre nesse post aqui) e "Amor Maior" em Mulheres Apaixonadas.



5º) Dois Rios - Skank

A fase romântica do Skank rendeu muitos frutos, como por exemplo, a indicação ao Grammy Latino de melhor gravação do ano. Preciso citar o fato da música também ter feito parte da trilha sonora de Mulheres Apaixonadas contribuiu no sucesso? Acho que não precisa.

Já estão sabendo da novidade?


4º) Dilemma - Nelly feat Kelly Rowland

Eles só tinham um sample de Patti Labelle, um dilema e um sonho. Terceiro single do álbum "Nellyville" e com a participação da Destiny's Child Kelly Rowland, alcançou o primeiro lugar na Hot 100 e marcou uma dúvida que permanece há 20 anos: Por que ela mandou uma mensagem pelo Excel?

Aparentemente, no início dos anos 2000, o Excel era a principal ferramenta para flertar com o crush.


3º) Mais uma vez - Renato Russo

Uma regravação da música lançada originalmente em 1987 pela banda 14 Bis, que também contava com a voz do Renato Russo, fez parte do álbum póstumo lançado em 2003, intitulado "Presente". A canção também fez parte da novela Mulheres Apaixonadas, que ditou os charts naquele ano.




2º) Tô nem aí - Luka

Se alguém te dissesse que o LATINO estava envolvido com a composição da música, você acreditaria? Recém-saída do reality show flopado "Fama", Luka simplesmente emplacou um super hit chiclete, impulsionada graças a "Malhação" ( que, assim como Thalia, também tocava nas transições de cenas). A música é muito mais do que um one-hit wonder, é um lema de vida: Contas pra pagar? Tô nem aí! O crush me deu um fora? Tô nem aí! Um verdadeiro hino antistresse. É claro que, com tamanha popularidade, levou Luka nos principais programas de TV, rendendo performances maravilhosas como essa no Mais Você, com direito à plateia cantando e pulando no ritmo da música.

plateia no programa da Ana Maria = memória desbloqueada


1º) Velha Infância - Tribalistas

Lançada em 2002 como parte do álbum homônimo dos Tribalistas, que inclusive venceu o Grammy Latino, "Velha Infância" se tornou um sucesso estrondoso. É claro que o fato de a  canção ter ser sido escolhida como tema do casal curai e xurai Cláudio e Edwiges em "Mulheres Apaixonadas", também deu uma bela ajudinha na sua divulgação.

item obrigatório na casa dos noveleiros em 2003

Ela é tão nostálgica que provavelmente até sua avó já cantarolou ou - se você tiver mais de 30 anos- já cantou no Dia das Mães em uma apresentação na escola. A prova da longevidade dessa música é simples: basta tocar os primeiros acordes, que todo mundo começa a cantar a plenos pulmões. Um verdadeiro hino!



2003: saudades de você, dos one-hit wonders, do pop brasileiro e das trilhas de novelas.


Instagram: @srtamyoliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário