Você já foi pego cantando um pagode qualquer, ao se identificar com a letra de fossa da música? Ou sentiu-se contagiado pelo ritmo dançante? Fique tranquilo: você não está sozinho! Elegemos 10 pérolas do pagode que - apesar de tudo - marcaram época, e que se não fosse por meros detalhes poderiam, sim, entrar no seu ipod!
Clique para ler o post completo, pede pro Lino me levar o sax, que a festa vai rolar até tarde. E avisa o Chambourcy que tem Danone à vontade...
10. ME APAIXONEI PELA PESSOA ERRADA
Exaltasamba
Chegou perto da dignidade por: causa do refrão impactante e do arranjo. Na "era de ouro" do ExaltaSamba, Chrigor (sim, este era o nome da pessoa) arrasava os corações com sua voz aveludada - e levemente anasalada - fazendo do grupo um dos mais reconhecidos do estilo.
O que faltou pra ser digna: Basicamente, mudar a letra de corno da música. O pagodeiro diz que "fantasiou de verde" uma história em que tinha que "ganhar" a moça putchanga comprometida. Pfvr...
"Fica comigo, vai. Eu morro de ciúmes quando vejo ele do seu lado. Assim não dá!" - Chrigor
Chegou perto da dignidade por: construção melódica/harmônica (momento hipster-musical no anteontem!). A música começa triste (quase morrendo) e nossa boyband brasileira conseguiu transmitir essa tristeza na escolha de acordes do modo menor. Na frase "quero sorrir", subitamente, a música passa para o modo maior, que dá a sensação de felicidade, voltando de novo para o modo menor na frase "quero chorar". Você - que não entendeu nada - nunca tinha pensado nisso, não é mesmo? (risos) Mas poderá usar este argumento para explicar o que Meu Querubim está fazendo na sua playlist do Iphone.
"Fica a dica"
O que faltou pra ser digna: Muita coisa. Faltou beleza fôlego e afinação do Rodriguinho, faltou tirar aquele assobio irritante durante a música e faltou fazer um clipe melhor. Não, não faltou isso não... porque o clipe gerou este post incrível para o blog, confira!!
Chegou perto da dignidade por: vários motivos! Tudo bem que a letra da música não chega a ser Chico Buarque, mas pro mundo do pagode, é excelente. O arranjo é interessante, a melodia é bacaninha, e o refrão foi um dos mais cantados pelas tias solteironas dos anos 2000.
O que faltou pra ser digna: Pouco. Faltou só mudar o vocalista (risos). Infelizmente o Feio Belo tinha o mesmo problema de dicção de Luis Carlos, do Raça Negra e foi reprovado no teste Anteontem de técnica vocal, especialmente nos trechos:
00:53 "Tentanta cor Tentanta paz"
00:55 "Noth brathuth da ethtrela cadêête como adolethêête eu me deei"
Roupa social misturada com poses "ozadas" e capa horrorosa, como lidar?
Outra coisa que acabou com a dignidade da música é esse poema declamado pelo Belo na introdução... muito parecido com a frase "sedutora" de Chrigor na 10a posição do chart. Sério que isso era moda, gente?
Chegou perto da dignidade por: pelo ritmo contagiante e pelo arranjo que, apesar de ser uma cópia descarada de I Want You Back, dos Jackson 5 (sdds), tem um gingado muito especial e deixa a galera no maior astral! Não poderia faltar na feijoada de domingo na laje do Anteontem...
O que faltou pra ser digna: Pra variar, os probleminhas de dicção do vocalista e a letra da música porque olha... combinar iogurte com pagode é, no mínimo, exótico. E pra você que, como eu, não sabia o que é Chambourcy, um esclarecimento:
Chegou perto da dignidade por: ser praticamente um hino do Pagode Romântico. Tanto que esta música entrou para a lista de músicas do "Jeito Felindie", um CD com arranjos Indie das canções do Raça Negra. O refrão lindíssimo impactante ficou durante anos na boca do povo e com certeza não sairá da sua cabeça tão cedo. Se ainda não clicou no player, repense...
O que faltou pra ser digna: Faltou Luis Carlos corrigir seu problema de dicção de trocar "s" por "th", que fez frases como "hoje é você que está sofrendo, amor" virarem "hoze é vothê que ethtá thofrendo amor".
Chegou perto da dignidade por: Adryana era praticamente a "Fergie" brasileira. Sempre acompanhada pela Rapaziada - que fazia coreografias "maravilhosas" e dublava os backing vocals, inovou no mundo do pagode, tornando-se a maior representante feminina da categoria nos anos 2000. Ela não tinha problemas de dicção claros, tampouco desafinava. E alcançava bons agudos... tá bom demais pra ser pagode verdade, não tá? Sim. O fato é que a diva - e a rapaziada - não cantavam puramente pagode, na maior parte das músicas, ficavam em cima do muro... fazendo emendas estranhas de pop/pagode... românticos.
O que faltou pra ser digna: Faltou tirar a parte do pagode melhorar a "emenda" da música, porque o pagode começa tão subitamente aos 1:43 que repensei mil vezes pra colocar a música no post...
Chegou perto da dignidade por: ser um hino do pagode romântico, interpretado por Alexandre Pires, na época em que ele já estava cantando melhor - sem os clássicos problemas de dicção/colocação - destacando-se entre os demais pagodeiros.
O que faltou pra ser digna: Começar com uma frase diferente de "To fazendo amor com outra pessoa, mas meu coração vai ser pra sempre seu". A letra em si não é tão ruim, mas esta frase simplesmente acaba com a dignidade de qualquer romantismo... por este motivo, vou colocar aqui embaixo a versão em espanhol da música. Assim você pode cantar os primeiros versos com a letra: "Hoy hago el amor con otra persona pero el corazon por siempre tuyo es" e pagar de poliglota :)
Chegou perto da dignidade por: ser extremamente contagiante. Não conheço ninguém que não se mova ou cante pelo menos os trechos "Tá querendo balançar" e "Love, love, love, jow, jow", quando esta música toca.
O que faltou pra ser digna: Há boatos de que "Agamamou" seja a interpretação de Leandro Lehart da música "I got my Mo-Jo". Um pequeno deslize... hehehe
Chegou perto da dignidade por: Estar entre as 10 músicas mais tocadas de 1994, ano de lançamento do segundo álbum do SPC, "Meu Jeito de Ser". "Essa tal liberdade" é uma obra prima do pagode romântico. Aquela que você sabe cantar emocionado, pelo menos até o refrão. E merece ser lembrada não só por isso, mas também pela evolução de Alexandre Pires no decorrer da carreira do SPC:
"De Uberrrlândia para o mundo"
A música já teve várias versões, passando do pagodão para a versão dedilhada romântica, culminando no dueto com Fábio Junior:
~ Like a boss ~
Repare que com o tempo a música deixou de ser um pagode romântico pra virar quase uma bossa nova... aliás, o cantor de MPB Tom Chris já teve essa ideia, para nossa alegria e alívio dos hipsters!
Essa tal liberdade versão intimista - já pode ativar o last fm sem medo de ser feliz!
Passsei minha primeira infancia inteira ouvindo Raça Negra por causa da minha mãe que tinha um disco deles (acho q era o vol.8, sei lá pq os discos deles nao tinham nome mesmo era só assim, vol 8, vol 7, e mimimi) e depois na segunda infancia minha tia adolescente na epoca era fãs dos grupos de pagode pop e tinha posteres e mais posteres do soweto, spc e cia...OU seja...conheço todas as musicas do top asudhasudhasuhdaudhaushdasudhhasud, mto bom fer!!! Essa Tal Liberdade mais digna que mta MPB por ai...
Pura nostalgia!
ResponderExcluir"Essa tal liberdade" é mesmo muito bonita. E ri demais com os problemas de dicção dos pagodeiros, hehe.
Valeu, Fer!
Passsei minha primeira infancia inteira ouvindo Raça Negra por causa da minha mãe que tinha um disco deles (acho q era o vol.8, sei lá pq os discos deles nao tinham nome mesmo era só assim, vol 8, vol 7, e mimimi) e depois na segunda infancia minha tia adolescente na epoca era fãs dos grupos de pagode pop e tinha posteres e mais posteres do soweto, spc e cia...OU seja...conheço todas as musicas do top asudhasudhasuhdaudhaushdasudhhasud, mto bom fer!!! Essa Tal Liberdade mais digna que mta MPB por ai...
ResponderExcluir