Pages

19 de fevereiro de 2013

Paradas de Sucessos 6: Top 10 1987


Vai-vai torna-se bicampeã do carnaval de São Paulo, morre Andy Warhol e nasce Ísis Valverde. Pois é, o ano de 1987 foi muito importante para a arte em geral. Na música, deixou saudades. O top 10 tem aquelas que a gente canta até hoje e que não se cansa de ouvir no Programa Raul Gil. Mas umas e outras passaram pelo sucesso sem deixar vestígios. Senhoras e senhores, as paradas de sucesso de 1987!

Clique para ler o post completo e encontre o que você está procurando.





10. I STILL HAVEN'T FOUND WHAT I'M LOOKING FOR
U2
Em 1987 a banda irlandesa U2 arrebentou a boca do balão, garantindo a todo o mundo músicas politicamente corretas que se tornaram hinos dos anos 80. Em décimo lugar, uma canção sobre a busca espiritual, por algo que não se conhece. Quem nunca se perguntou: "de onde eu vim?" "pra onde vou?" "INRI traz mesmo a paz e muito mais?" Só que Bono vai além e ainda tira uma com Jesus, cantando:

O que mais você quer, Bono???

09. DIDN'T WE ALMOST HAVE IT ALL
Whitney Houston
Desde que Whitney Houston lançou essa música, os programas de calouros nunca mais foram os mesmos. Raul Gil já cansou de apresentar uma criança prodígio que canta em um dialeto próprio, muito distante do inglês, e ainda acha que tem condições de interpretar, aos oito anos de idade, uma canção sobre uma paixão que terminou.

Sofrer por amor pode ser a chave da fama. "Didn't we almost" foi sucesso mundo afora e conta a história  do relacionamento de Houston com o jogador de futebol americano Randall Cunningham, que a teria jogado no fundo do poço e causado o início do vício em drogas.

Ok, Ok!
Eu aumento, mas não invento...

08.ALWAYS
Atlantic Star
Quando ouvi essa música pela primeira vez, logo pensei: WTF? Que banda brega é essa? Um homem e uma mulher ficam se declarando do jeito mais meloso possível, e quase escorre açúcar do fone de ouvido. O clipe deixa tudo ainda mais grave, com direito a árvores secas, casais em imagens contraluz, violinos e vocalistas fazendo gestos óbvios com as mãos. Resumindo: a música nos anos 80 era ótima, mas é claro que tinha exceções.

Vem pra cáixa você também
Vem!

07. CODINOME BEIJA-FLOR
Cazuza
Finalmente um representante da música nacional! Cazuza emocionou o Brasil cantando as complicações de um relacionamento que terminou. De um jeito muito mais realista, e emocionante, do que a Sra. Houston. Uma fonte chamada Google me informou que a música foi escrita dois anos antes, na cama de um hospital. Cazuza se inspirou ao receber, todos os dias, a visita de beija-flores.

Cazuza, você faz falta!!!

06. O AMOR E O PODER
Rosanah

Você sabe o que Andrea Bocelli, Kelly Key, calouros do Raul Gil e bandas de formatura tem em comum? Todo mundo canta uma versão para "The power of Love", de Jennifer Rush. Mas quem fez sucesso mesmo com essa música foi Rosanah (pois é, agora tem esse agá estranho no final). Ela até conquistou uma indicação ao prêmio de melhor cantora no disputado Troféu Imprensa de 1988. E o melhor: até hoje, inspira grandes performances. Quanto sucesso!


Como uma deusaaaaa

05. WITH OR WITHOUT YOU
U2
Essa é mais uma música entediante do U2 que até hoje toca nas rádios do mundo todo. Podem me crucificar, eu não me importo. Bono quer salvar o mundo e pagar de roqueiro usando óculos coloridinhos. Como não gosto dessa música, vou aproveitar esse espaço para acalmar meu coração e falar mal do Bono. Aliás, vou deixar que Rita Lee faça isso por mim.

Concordo!

04. UM CERTO ALGUÉM
Lulu Santos
Se alguém sabe fazer música pop no Brasil, esse alguém é Lulu Santos. Lulu lançou em 1987 um dos maiores sucessos de sua carreira, regravado por Titãs, O Ratto e NX Zero. A música continua na memória dos brasileiros. Pena é saber que essa melodia lenta não permite que o técnico do The Voice mostre o seu talento como dançarino.

Bonecão do posto

03. THE LADY IN RED
Chris DeBurgh

Essa é mais uma música brega da qual ninguém se lembra. Chris DeBurgh (Quem??) fica elogiando uma mulher vestida de vermelho. Fala das jóias que realçam os olhos, do vestido brilhante e de como ele gostaria de uma dança com ela. Aí eles dançam e ele se apaixona. É o tipo de música que não acrescenta nada a ninguém. Se bem que hoje eu estou aparentemente um pouco amargo, tente não levar consigo toda essa amargura e veja essa canção como um hino do amor à primeira vista.
Mas eu continuo preferindo a versão brazuca da dama de vermelho.

Vermelhou, o curral!

02. QUE PAÍS É ESSE?
Legião urbana

O que seria das bandas de colégio sem Legião Urbana? Os três acordes de "Que país é esse?" são os mais tocados durante os recreios em todas as escolas do Brasil. A música é bem pessimista, mas mostra a revolta do compositor em um país ainda sofrendo com a ditadura militar e seu derramamento de sangue que mancha os "documentos fiéis".

E quando a gente começa a ouvir, já vai surgindo aquela vontade de pular como um animal selvagem, fazer gestos obscenos e falar palavrão, certo? É, acho que essa música faz tanto sucesso porque faz brotar nosso lado mais revoltado. No clip, por exemplo, Renato Russo pira um pouquinho.

O que será que ele fumou?

01. LIVING ON A PRAYER
Bon Jovi

Me lembro muito bem de como minha irmã adolescente venerava Bon Jovi. Isso porque o cara juntou o jeito de galã com boas músicas. Uma delas é "Living on a Prayer", que fala sobre a vida de um casal que trabalha duro para ganhar algum dinheiro. E tem um daqueles refrões que todo mundo conhece. Na introdução, a banda usa uma técnica inovadora: a Talkbox, ou guitarra falada. Os caras pegam um tubo, colocam no microfone e cantam. Aí sai aquele 'U-O-U-O-U-O-U" que parece estar sendo dito por uma guitarra.

O clip faz jus ao primeiro lugar, com direito a efeitos especiais dignos de Matrix.

Chegada triunfal

1987, SDD DE VOCÊ, DAS CABELEIRAS ENORMES E DA POESIA DO CAZUZA!!

3 comentários:

  1. Adoro os posts de vocês, mesmo quando eu dou uma sumida básica! \o/

    http://thamyrisaquino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post João....Tmb adoro Bon Jovi (Éo meu 13º artista favorito segundo o meu Last.Fm ahahah) e tmb acho o Bono um chato... estou surpreso com ~como um Deusa~ no 6º lugar, jurava que teria sido o 1º, sem contar que celine Dion tmb tem uma versão da música..mais brega impossível

    ResponderExcluir