25 de julho de 2012

Artista 3: Top 10 - As mais legais dos Mamonas Assassinas

Quem viveu a primeira metade da década de 1990 não escapou de ouvir muita merda Mamonas Assassinas, a banda mais irreverente da época. Com letras criativas, elaboravam músicas nos mais diversos estilos e muito, mas muito engraçadas... Separamos com carinho as 10 músicas mais legais dos Mamonas pra você relembrar - ou conhecer - a época em que cantar Pelados em Santos poderia render chineladas da mãe.

Atenção Creuzebek: clique para ler o post completo e roda roda vira, solta roda vem...

Os Mamonas começaram a fazer sucesso - e muito - em 1995, com o lançamento do primeiro disco homônimo (ou fita cassete, se você preferir). Lembro-me que meu pai comprou a k7 porque não tínhamos toca CD's na época (num zoa, vc não sabe o q eu passei), e eu ouvia todos os dias até que minha mãe descobriu e o fez jogar a fita fora.

Não sei por que.
Como vocês devem imaginar, isso só fez com que eu tivesse mais vontade de ouvir. Não demorou para o meu pai arrumar uma cópia da fita, e assim pude cantar feliz TODAS AS MÚSICAS dos Mamonas com meus amigos da Kombi da escola... VALEU PAI

E assim a vida seguiu até recebermos a trágica notícia no Plantão da Globo. Que, ironicamente, só aumentou o sucesso da banda e a vontade de transgredirmos as nossas mães leis da sociedade cantando músicas de gays, nordestinos, portugueses...

Vamos à lista? Ao toque de quatro já vai!
Já!
Já!
Já!
Já vai!


10. SABÃO CRÁ-CRÁ
Esta música revela um momento íntimo masculino curiosamente interpretado por mim, criança inocente que era, como: Sabão, crá crá/ Sabão crá crá/ Não deixe os cabelos do SAPO enrolá... e por aí vai... E pra você que ficou pensando "Nossa, mas como uma pessoa imagina um sapo cabeludo, isso não faz sentido algum!", aí vai uma força do nosso amigo google images para a minha imaginação fértil:
Não deixe os cabelos do sapo dá nó


9. 1406
1406 by Mamonas Assassinas on Grooveshark
Quem nunca disse a frase "Money que é good nóis num have"? 1406 são os primeiros dígitos do telefone da Teleshop, empresa que era a Polishop da época. Melhor verso da música:

Mas a pior de todas é minha mulher
Tudo o que ela olha a desgraçada quer
Ambervision, frigi-diet, celular, master-line
Camisinha, camisola e kamikaze

Consumismo rolava super naquela época. Só naquela época, tá? Agora vamos falar de Top Therm...

8. BOIS DON'T CRY
Bois Don't Cry by Mamonas Assassinas on Grooveshark
Ser corno ou não ser?
Já dissemos aqui que os anos 90 foram dominados pelos cantores cornos românticos sertanejos. Em resposta, esta é a emocionante história de un hombre conformado com as traições de sua mulher. O título  satiriza a música "Boys Don't Cry", do The Cure. Eis o verso mais bonito da música:

E na cama quando inflama
Por outro nome me chama
Mas é fácil explicação
O meu nome é Dejair
Facinho de confundir
Com João do Caminhão







7. UMA ARLINDA MULHER
Uma Arlinda Mulher by Mamonas Assassinas on Grooveshark
Romantismo de dar inveja à Cine, Restart, Luan Santana e todas as merdas da atualidade. Quais deles seriam capazes de cortar os pelos do subaco e as unhas dos pés da mulher amada? Isso se eles souberem que a soma dos quadrados dos catetos é igual à porra (do quadrado) da hipotenusa. O título faz referência ao filme "Uma Linda Mulher" que o pessoal da década de 90 já viu onze vezes na Tela Quente. Vale a pena ouvir até o final da música quando o Creuzebek vai deixando a música baixinha (baixinha) e você não entende nada e blá blá blá...
Photobucket
E você se achando o hipster por ouvir Pedra Letícia...
6. JUMENTO CELESTINO
Jumento Celestino by Mamonas Assassinas on Grooveshark
Grande homenagem aos imigrantes nordestinos que saem da sua região no lombo dum jumento com pouco conhecimento enfrentando chuva e vento dando uns peido fedorento (vish burro)... buscando uma vida melhor em Sum Paulo. Esta música é um primor, um roque-repente-baião muito bem feito que honra o sexto lugar da nossa lista conceituadíssima!

De quem é este jegue? RÁ


5. CHOPIS CENTIS
Chopis Centis by Mamonas Assassinas on Grooveshark
Daí você se pergunta: "Quem teria criatividade suficiente para fazer uma música genial sobre Shopping Center?" Bem, os Mamonas fizeram, e assim se tornaram a única banda a conseguir achar uma frase pra rimar andaime com Van Damme! Sensacional!! Além disso, ainda catarraram no riff de "Should I Stay or Should I go", usado na introdução da música. Mas se você quiser explorar este tema, deixo esta dica maravilhosa da música "Shopping Center" dos queridos Travessos (tem post sobre eles aqui).

4. VIRA-VIRA
Vira - Vira by Mamonas Assassinas on Grooveshark
RAIOS! Este foi um dos singles mais tocados, tem vídeo de performance no Faustão, no Jô, no Domingo Legal, no Programa Livre, na Xuxa, em shows e etc, mas infelizmente não tem clipe. Por isso vou deixar um gif e depois você joga o nome lá no youtube, fecha os olhos, aponta pra um vídeo e assiste (todos são maravilhosos).

Photobucket

Atenção especial para a segunda parte que contém a pérola: "Tu ficaste tão bonita monoteta, mais vale um na mão do que dois no sutiã".

3. PELADOS EM SANTOS
Pelados Em Santos by Mamonas Assassinas on Grooveshark
A única que rendeu um clipe que, na minha opinião, não é tão fantástico como a música. Enfim, esta tocou... e como tocou! Uma coisa interessante nas músicas dos Mamonas é que sempre tinha espaço pra colocar guitarra distorcida, e de repente virava rock! É o que acontece do "Oxente ai ai ai" em diante...
Pois que mulher recusaria ir ao Paraguai numa Brasília amarela comendo feijão com jabá?

2. ROBOCOP GAY
Robocop Gay by Mamonas Assassinas on Grooveshark
Estamos chegando ao fim da lista, e não poderia faltar esta criação magnífica inspirada no personagem Capitão Gay, de Jô Soares, que ninguém lembra. A gravação original é composta de duas partes, na primeira, o robocop conta como se transformou em um amante robótico com direito a replay. Repare - ou não - que as estrofes seguem um padrão de versos terminados em proparoxítonas (chupa Chico Buarque e sua "Construção"). A segunda parte é linda, quando criança eu achava a música mais bonita dos Mamonas e não entendia patavina da letra. É um pedido de libertação, a saída do armário da boneca cibernética!!
A versão ao vivo ganhava um trecho do piripiri da Gretchen, que causava na época com seu francês nada católico...
Sem mais palavras, ABRA SUA MENTE!



E EM PRIMEIRO LUGAR...


(Um bj pra você que leu esta merda até aqui)


Ná década de 90 "Lá Vem o Negão" era o pagode de maior sucesso da época. Aliás, pagode fazia MUITO sucesso. Os cantores mais famosos eram Alexandre Pires, do SPC, Netinho, do Raça Negra e Luiz Carlos, do Negritude Junior... eis que num belo domingo de sol, um rapaz resolve passear de Kombi com sua namorada no Boqueirão. Tudo ia muito bem, até que a Kombi quebra e....

LÁ VEM O ALEMÃO
Lá Vem O Alemão by Mamonas Assassinas on Grooveshark


Ok, ok... eu sei que faltam muitas músicas ainda, mas nós prometemos que elas serão homenageadas aqui num futuro próximo. Ou não...

MAMONAS, SAUDADES DE VOCÊS E DA BRASÍLIA AMARELA!
SAUDADES MESMO.
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

@qFernando disse...

Minhas favoritas estão no top 3 \o/... e menção honrosa pra sabado de sol... hino dos onibus escolares na época....

Impossível nao gostar de mamonas (por mais Zé graça que eles eram as vezes)....

Desde que assisti aquele "Por toda a minha vida" do mamonas, a introdução de pelados em santos passou a parecer extremamente fúnebre pra mim...

ela, Nanda Dearo disse...

Nossa, ninguém merece aquela introdução... aliás a Globo é mestre nisso né... veja como ficou ouvir Leandro e Leonardo tb...

Mariana Lopes disse...

HAHAHAHAHA FALA SÉRIOOOO! Eu nasci um ano antes do sucesso da banda, mas lembro que a minha infância inteira foi ouvindo Mamonas e, por mais incrível que pareça, lembro do tributo que fizeram a eles uma semana após a morte do grupo no Domingo Legal.
A banda era incrível mesmo, é como dizem: Deus, o Senhor me manda os Mamonas de volta e eu te dou Restart, Cine e toda a fuleiragem de hoje. KKKKKKK E dava mesmo.
Robocop Gay, Vira Vira, Pelados em Santos e Uma Arlinda Mulher são muito nostálgicas KKKKK por aqui sempre tocam no fim das festas, quando já ta todo mundo bebo bosta, chorando pelo chifre que levou e essas coisas. É fantástico!

ela, Nanda Dearo disse...

17 anos sem Mamonas, R.I.P. :(

oscar_b disse...

Descobri o blog recentemente e gostei muito.
Me lembra muito o finado site Puxacachorra (site que eu gostava bastante)
Quanto a postagem (sei que já faz um tempão mas vamos lá): Acho que TODAS as músicas dos mamonas são boas e poderiam perfeitamente entrar na lista, mas uma que merecia tar aí é "Débil Metal", que é uma das melhores zoeiras envolvendo o heavy metal e seus headbangers que veneram seus "Deuses do Metal" sem sequer se preocupar com as asneiras que os mesmos falam.
Quanto a "Jumento Celestino", vocês analisaram ela errado: na verdade essa música fala sobre os motoqueiros, sendo que o "jumento" em questão é uma moto (tanto que ele instala um roadstar) e a "mula" que ele bate é um motorista de automóvel.
Parabéns pelo site e vida longa ao anteontem musical

Like!

Lembra Disso?

Seguidores

Tags

1968 1973 1974 1978 1981 1982 1982. 1983 1985 1986 1987 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2007 2012 4 Non Blondes 5ive Ace of Base Acqua Adele Adryana e a Rapaziada Agnaldo Timoteo Alejandro Sanz Alexandre Pires Alexia Amy Winehouse Angélica Anos 00 Anos 60 Anos 70 Anos 80 Anos 90 Art Popular As Meninas Avril Lavigne Axé B.B. King Backstreet Boys Balão mágico Banda Calypso Banda Uó Beatles Bee Gees Belchior Belo benito de paula Berlim Beyonce Beyoncé billy paul Blink182 Bon Jovi Bonnie Tyler Britney Spears Bryan Adams Caetano Veloso Calcinha Preta Calypso Carla Perez Carly Rae Jepsen Carrapicho Carrossel Cazuza Charlie Brown Jr. Chaves Chico Buarque Chico Cesar Chiquititas Chitãozinho e Xororó Chocolate Christina Aguilera Cidade Negra Cláudia Leitte Claudinho e buchecha Cláudio Zoli Cleiton e Camargo ClipMania Companhia do Pagode Coreografia Corona cpm 22 Cravo e Canela Creedence Clearwater Revival Cris DeBurgh Dance dance music Daniel Daniela Mercury Deborah Blando detonautas Djavan Dominó Double You Duetos É o Tchan Eddie Murphy ElectroRock Eliana Elis Regina elton john Engenheiros do Hawaii Era Eurodance Europe Exaltasamba Faith Hill Falcão Fama Fantástico Faustão feiticeira Fergie Fernanda Abreu Fernanda Torres Festa Foo Fighters Forró Foster the People Friends Fun. Funk Gabriel O Pensador Gal Costa George Michael GeraldoVandré Gil gilberto gil Gospel Gotye Grease Gretchen Grupo Raça Hardcore Hip Hop Indie Infantil INRI Cristo Ivan Lins Ivete Sangalo Jennifer Holliday Jessica Sanchez João Paulo e Daniel jota quest Journey Justin Bieber Karametade Katinguelê Katy Perry Keane Kelly Key Kenny G KLB Kylie Minogue Lady Gaga Latino Leandro e Leonardo Legião Urbana Linkin Park Los del Rio LSJack Luciano Huck Luis Fernando Guimarães Lulu Santos Macarena Madonna Mamonas Assassinas Mara Maravilha Marcelo Adnet Marco Camargo Maria Bethânia Maria do Bairro Maria Mercedes Mariah Carey Marimar Marisa Monte Marly Marley MC Créu Mc Frank Mc Serginho mexe a cadeira Michael Jackson Michel Teló Molejo MPB Mr. Big Mulher Filé Munhoz e Mariano Música Cigana Música Latina Nara Leão Natiruts Negritude Jr. New age New Wave NSYNC Nx Zero O Rappa odair josé Oingo Boingo Olivia Newton John Os Normais Os Trapalhões Os Travessos Padre Marcelo Rossi Pagode Paquitas Paulo Ricardo Pepê e Neném Perlla Pink Pitty Planeta xuxa Pop Pop/Rock Psy Raça Negra Raimundos Raul Seixas Rebecca Black Red Hot Chili Peppers Reggae Rei Leão Retrô 2012 Reynaldo Gianecchini Rick Bonadio Ricky Martin Rihanna Robbie Willians Roberto Carlos Rock Rock in Rio rock nacional Romântico Rosanah Rouge Roupa Nova Roxette RPM Sandy e Junior Seal secos e molhados Sem Compromisso Sertanejo Sessao da tarde Shakira Sidney Magal Silvio Santos SNZ Só Pra Contrariar SOUST Soweto Spice Girls Stefhany Absoluta Take That Taylor Swift Thalía The Cure The Doors The Voice Tiazinha Tim Maia Titãs Toni Braxton Tony Garrido Tribalistas Trilha Sonora Tunai U2 Ultraje a Rigor Vanessa da Mata Vinny Wanessa Camargo Weather girls Westlife Whitney Houston Wilson e Soraia Xuxa Zé Ramalho Zeca Pagodinho Zélia Duncan Zeze di Camargo Zeze di Camargo e Luciano
Tecnologia do Blogger.