7 de fevereiro de 2013

ESPECIAL: Top 12 - Axés Dignos



Carnaval lembra Bahia... que lembra batuque... que lembra AXÉ!!! Essa mistura de ritmos africanos, com lambada, com rock (sim, por mais que você fique de mimimi), com reggae, com gente suada requebrando até o chão e se esfregando na sua cara trouxe muita coisa boa pra música brasileira (duvida?) Vamos acompanhar um top 12 (prometo que vai ser rapidinho) dos Axés mais dignos..

Clique para ler o post completo e jogue as suas tranças de mel, Ra... NÃO, PERA... clique para ler o post completo e love as suas transas de mel...

12:  Swing da Cor - Daniela Mercury feat. Olodum


A Música: De 1991. Primeiro single de Daniela, ainda como artista independente, que fez com que o Brasil todo prestasse atenção naquela que seria a primeira diva do axé, dando origem a uma linhagem de cantoras que durou durante toda dec de 90 e 2000 e  terminou com a morte de Sereia no trio elétrico (piada que só fará sentido se vc ler o post em 2013).
Você gosta e não admite porque: Porque as pessoas geralmente sofrem por amor ouvindo uma música triste, lenta e melancólica, mas porque não sofrer ao berros pedindo pra pessoa não te abandonar enquanto Olodum faz um batuque ao fundo, não é verdade? Muito mais performático!

11: Milla - Netinho


A Música: De 1996. Netinho tinha seguido o caminho obvio de todo cantor(a) de axé que começa numa banda: Fazer sucesso, dar um chute na fuça do resto do pessoal e seguir carreira solo; e começou muito bem emplacando esse hit do verão.
Com essa capa, será que começou bem msm? Momento de reflexão
Você gosta e não admite porque: Qualquer pessoa que tenha vivido o final dos anos 90 tem um bom sentimento nostálgico por essa música, pois ela tocava EM TODO LUGAR, e é impossível você não tê-la relacionado com algum momento da sua vida, ao menos que você se chame Milla e tenha sofrido bullying na época por causa da música.

10:Mimar Você - Timbalada

Mimar Você by Timbalada on Grooveshark

A Música: De 1996. Quando se fala em timbalada, logo pensamos em Olha olha olha a água mineral pessoas pintadas de branco requebrando alucinadamente. E muitas vezes esquecemos dessa baladinha romantica (ou o mais perto que o axé pode chegar disso) que é ótima.
Você gosta e não admite porque: Todo mundo sonha em viver um amor de verão, rápido e intenso que dura um mês e quando começa a ficar chato e irritante as férias acabam e você nao precisa olhar na cara da pessoa nunca mais e é exatamente sobre isso que a música fala.

9: Festa - Ivete Sangalo

A Música: De 2001. "Tem gente de toda cor, tem raça de toda fé, guitarras de rock 'n roll e batuque de candomblé" Melhor frase pra definir axé não existe. Ivete estava consolidando sua carreira solo e se tornando a maior popstar do país nessa época. bons tempos.
Você gosta e não admite porque: Toda festa em que toca esta música você começa a abraçar os amigos em roda, levanta um copo de bebida pro alto e canta o refrão gritando com toda a força, e depois no outro dia finge (ou nem lembra) que nada aconteceu.


8: Vai Sacudir, Vai Abalar - Banda cheiro de Amor

A Música: De 1995. Após a saída de Marcia Freire todo mundo achou que nunca mais se escutaria falar no nome da banda "Cheiro", e que "Auê" seria relembrado para sempre como unico sucesso do grupo,  mas dai veio Carla Visi, veio "Vai sacudir, vai abalar" e veio mais um sucesso do verão!
Você gosta e não admite porque: Porque é um hino do karaokê nacional, super fácil de cantar em grupo e ganhar mais de noventa pontos do leãozinho.
Videokê do Leãozinho, febre dos anos 90,  cante uma musica difícil direitinho e tire 30, fique berrando com uma música do povão e tire 99.



7: Vem meu amor - Olodum (Versão Banda Eva)

A Música: De 1997. Olodum sempre foi um grupo ótimo para fazer músicas que ~tocam o coração da galere ~ mas essa versão da Banda Eva, ainda nos tempos de Ivete, elevou tudo para um outro nível de fofura e alegria.
Você gosta e não admite porque: Pelo mesmo motivo da 12ª posição, a possibilidade de fazer drama de relacionamento sem ter que utilizar música lenta melosa como fundo. É praticamente impossível cantar a parte "... e fico assim querendo o seu prazer, EU NÃO CONSIGO UM MINUTO SEM TE VER!" ser arquear as sobrancelhas fazendo cara de coitado. Tenta aí!


6: Bom Demais - Araketu

A Música: De 1994. O Araketu quando toca deixa todo mundo pulando que nem pipoca mas ás vezes faz musiquinha fofa pra tocar o s2 também, e é este o caso.
Você gosta e não admite porque: Carnaval, 5 Dias vivendo em um mundo paralelo de alegria, festa, com Cerveja, Urina e DST's felicidade voando pelo ar e uma hora isso acaba, e vem a deprê por ter que voltar a realidade e essa música transmite essa sensação muito bem, Game: coloque essa música tocar para um folião bêbado (pleonasmo?) na quarta feira de cinzas e veja qts segundos ele aguenta sem chorar.

5: Eva - Versão Banda Eva

A Música: De 1997. Eva originalmente é uma música pop italiana do ano de 1982 que ganhou uma versão brasileira em 83, com o grupo de pop/rock Radio Taxi e estourou no país, a letra é praticamente uma tradução da original, falando sobre um mundo pós apocalíptico em que apenas um homem e uma mulher escaparão  e darão origem a uma nova raça, enfim, mas o que importa é que em 97, ao gravar o cd Banda Eva ao vivo, o grupo foi querer fazer um trocadilho com o nome da banda e resolveu gravar esse cover que acabou virando um hino do axé.
Você gosta e não admite porque: Logo na introdução da música já temos um solo de guitarra que arranca lágrimas dos mais emotivos, depois temos a percussão com ritmo perfeito para batermos palminhas sincronizadas e um refrão com hora certa pra todos gritarem EVA! juntos, ou seja, HINO! sugiro inclusive deixarmos de cantar o hino nacional no colegio e passar a cantar Eva. #fikdik MEC.


4: Alegria Geral - Olodum

A Música: De 1995. Sabe como é né? Você é um bloco cultural com varios fãs pedantes e um dia faz parceria com Paul Simon, fica famoso no mundo todo, começa a emplacar hits e logo começa o mimimi: "Ah mas tá muito pop, ah perdeu a essência, ah olodum de verdade era antes"... E pra acabar com o choro, Olodum respondeu com essa canção, que diz que não importa como o som soe o olodum continuava o mesmo levando alegria pro pessoal.
Você gosta e não admite porque: Antes de mais nada vale esclarecer: "olodum tá HIPPIE, olodum tá POP" e não rico e pobre como você sempre cantou. E essa música é boa porque qualquer artista que tenha mais que dois albuns, muda de fase e sempre tem essa encheção de fãs tr00 querendo falar que ficou ruim, então você pode pegar a letra aplicar pro seu artista favorito e cantar pro recalque, como nestas sugestões:
O Green Day tá Punk, O Green Day tá Pop
O Green Day tá Emo, O Green Day tá Rock..
O Green Day pirou de Vez!
Maria Rita tá MPB, Maria Rita tá Pop
Maria  Rita tá Samba, Marita Rita tá cantando música da mãe
Maria Rita pirou de Vez!
Red Hot tá Funk, Red Hot tá Rock
Red Hot tá Pop, Red Hot tá sem guitarrista
Red Hot não vai fazer hit nunca mais...[/brinks]ou não
Faça a sua versão você  tmb!


3: Ilê Pérola Negra (O Canto do Negro) - Daniela Mercury

A Música: De 2000. Uma homenagem a cultura negra, base do axé e da cultura baiana. 1º Lugar no Brasil naquele ano com um clipe ótimo e bastante premiado.
Você gosta e não admite porque: Porque a música é ótima e a menos que você seja fã de uma diva do axé rival e não queira dar o braço a torcer, ou seja um tr00zão do mal que não pode gostar de música alegre, não há motivos pra achar ruim.


2: Beleza Rara - Banda Eva

A Música: De 1996. Uma das 20 musicas mais tocadas daquele ano, com uma letra que retrata uma declaração de amor muito bem escrita, mas que merece alguns esclarecimentos também, devido ao sotaque de nossa querida Ivetão....
"me envolve em teu cheiro e assim faz MINAR, a imensa vontade de estar ao seu lado. Nem o mar TEM o brilho encantante COMO O DOS teus olhos, minha pedra rara (...) Mil voltas e votas que dei, querendo DE UMA VEZ encontrar..."
Você gosta e não admite porque: Porque com certeza alguma vez na vida escolar foi obrigado a dançar essa música na apresentação do dia das mães e nunca mais esqueceu.


1: O Canto da Cidade - Daniela Mercury




A Música: De 1992. Ninguém é considerado rei/rainha de um estilo a toa, essa música ficou 16 semanas em 1º no Brasil quando foi lançada, fez sucesso em toda América do sul, e é considerada por muitos a música mais importante da Axé Music (Concordo).

♪ There's only one queen, and that's Madonna Daniela"
Você gosta e não admite porque: Todo mundo ama qualquer música que tem um refrão em que se pode gritar "ÔÔÔÔÔÔ" , e também porque Daniela Mercury tem tantos hits do povão (que você ama mas nunca percebeu) que se fossem entrar nessa lista, o top seria inteiro dela. Como Rapunzel, Nobre Vagabundo, Batuque, Música de Rua e dezenas de outros mais.

Então chegamos ao fim do top e agora você já tem a sua playlist pra curtir o carnaval na festa e com dignidade:

____________________________________________________________
AXÉ DIGNO SAUDADES DE VOCÊ E DO AÊ AÊ AÊ AÊ, HEY HEY HEY HEY, ÔôÔôÔôÔôôô
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

Rodrigo Ferreira disse...

Belo Top 12. Poxa sinto saudades dos anos 90 quando o Axé era muito bom e não tinha tanta rivalidades entre as cantoras. Durval Lelys era o melhor. Ivete e Daniela é minhas preferidas da musica de axé. Gostei demais da postagem. Não me abandone, não me disispere eu não posso ficar sem você. Adorooooo

http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/

Claudio Chamun disse...

Daniela e Ivete são incomparáveis, mas sou fã da Carla Visi. Por onde ela anda?

Unknown disse...

cara, detesto axé do fundo do meu coração. mas, constatei meio que assustado que conhecia de cor quase todas as músicas que vc citou. ou seja, querendo ou não, tem uma época do ano que não tem como escapar ao "oooo miiilaaa"...

abraço. ótimo blog o seu.
http://banquetedosmendigos.blogspot.com

Érr# disse...

Olá anjo tudo bom?
Olha eu não faço o gênero que gosta de axé(tem um nome certo que eu esqueci) mas esses axés realmente são dignos rs, eles são aquelas musicas que precisam estar presentes em aniversários e outros eventos e que faz todo mundo dançar, até quem não gosta mesmo né?

Beijos http://viceveersa.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

só musicas boas

ela, Nanda Dearo disse...

Muito digna esta lista! Mas o que são essas capas de CD's? A única digna é a da Queen Daniela, mesmo... que, aliás, é excelente, assim como o CD! (momento sempre gostei e agora virou modinha)

Amo todas e incorporei Alegria Geral PRA VIDA a partir deste post!

Like!

Lembra Disso?

Seguidores

Tags

1968 1973 1974 1978 1981 1982 1982. 1983 1985 1986 1987 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2007 2012 4 Non Blondes 5ive Ace of Base Acqua Adele Adryana e a Rapaziada Agnaldo Timoteo Alejandro Sanz Alexandre Pires Alexia Amy Winehouse Angélica Anos 00 Anos 60 Anos 70 Anos 80 Anos 90 Art Popular As Meninas Avril Lavigne Axé B.B. King Backstreet Boys Balão mágico Banda Calypso Banda Uó Beatles Bee Gees Belchior Belo benito de paula Berlim Beyonce Beyoncé billy paul Blink182 Bon Jovi Bonnie Tyler Britney Spears Bryan Adams Caetano Veloso Calcinha Preta Calypso Carla Perez Carly Rae Jepsen Carrapicho Carrossel Cazuza Charlie Brown Jr. Chaves Chico Buarque Chico Cesar Chiquititas Chitãozinho e Xororó Chocolate Christina Aguilera Cidade Negra Cláudia Leitte Claudinho e buchecha Cláudio Zoli Cleiton e Camargo ClipMania Companhia do Pagode Coreografia Corona cpm 22 Cravo e Canela Creedence Clearwater Revival Cris DeBurgh Dance dance music Daniel Daniela Mercury Deborah Blando detonautas Djavan Dominó Double You Duetos É o Tchan Eddie Murphy ElectroRock Eliana Elis Regina elton john Engenheiros do Hawaii Era Eurodance Europe Exaltasamba Faith Hill Falcão Fama Fantástico Faustão feiticeira Fergie Fernanda Abreu Fernanda Torres Festa Foo Fighters Forró Foster the People Friends Fun. Funk Gabriel O Pensador Gal Costa George Michael GeraldoVandré Gil gilberto gil Gospel Gotye Grease Gretchen Grupo Raça Hardcore Hip Hop Indie Infantil INRI Cristo Ivan Lins Ivete Sangalo Jennifer Holliday Jessica Sanchez João Paulo e Daniel jota quest Journey Justin Bieber Karametade Katinguelê Katy Perry Keane Kelly Key Kenny G KLB Kylie Minogue Lady Gaga Latino Leandro e Leonardo Legião Urbana Linkin Park Los del Rio LSJack Luciano Huck Luis Fernando Guimarães Lulu Santos Macarena Madonna Mamonas Assassinas Mara Maravilha Marcelo Adnet Marco Camargo Maria Bethânia Maria do Bairro Maria Mercedes Mariah Carey Marimar Marisa Monte Marly Marley MC Créu Mc Frank Mc Serginho mexe a cadeira Michael Jackson Michel Teló Molejo MPB Mr. Big Mulher Filé Munhoz e Mariano Música Cigana Música Latina Nara Leão Natiruts Negritude Jr. New age New Wave NSYNC Nx Zero O Rappa odair josé Oingo Boingo Olivia Newton John Os Normais Os Trapalhões Os Travessos Padre Marcelo Rossi Pagode Paquitas Paulo Ricardo Pepê e Neném Perlla Pink Pitty Planeta xuxa Pop Pop/Rock Psy Raça Negra Raimundos Raul Seixas Rebecca Black Red Hot Chili Peppers Reggae Rei Leão Retrô 2012 Reynaldo Gianecchini Rick Bonadio Ricky Martin Rihanna Robbie Willians Roberto Carlos Rock Rock in Rio rock nacional Romântico Rosanah Rouge Roupa Nova Roxette RPM Sandy e Junior Seal secos e molhados Sem Compromisso Sertanejo Sessao da tarde Shakira Sidney Magal Silvio Santos SNZ Só Pra Contrariar SOUST Soweto Spice Girls Stefhany Absoluta Take That Taylor Swift Thalía The Cure The Doors The Voice Tiazinha Tim Maia Titãs Toni Braxton Tony Garrido Tribalistas Trilha Sonora Tunai U2 Ultraje a Rigor Vanessa da Mata Vinny Wanessa Camargo Weather girls Westlife Whitney Houston Wilson e Soraia Xuxa Zé Ramalho Zeca Pagodinho Zélia Duncan Zeze di Camargo Zeze di Camargo e Luciano
Tecnologia do Blogger.