7 de março de 2013

Artista 8: Os álbuns de Charlie Brown Jr.


Não! O Anteontem Musical não poderia deixar de homenagear o vocalista de uma das bandas que marcaram toda uma época: Chorão e a sua Charlie Brown Jr. 

Formada por Chorão, em 1992, a banda mistura hardcore, rap e skate com críticas sociais, reflexão e muuuuita poesia!!! Tanta filosofia ajudou a galerinha de 12-14 anos a posar de inteligente, afinal, o que seriam dos Nicks do MSN sem as letras de Charlie Brown Jr.?!?

Fazer uma lista com as 10 tops de Charlie Brown Jr. seria uma injustiça... Portanto, vamos ver o top mais top de todos os álbuns lançados nesses 20 anos...

Clique para ler o post completo.. porque disso os loucos sabem, só os loucos sabem...



Mas.. por que "Charlie Brown Jr."???
Quem nos responde é o saudoso fundador:


 "Fundei e batizei a banda com esse nome em 1992. Foi uma coisa inusitada. Trombei (literalmente) com uma barraca de água de coco que tinha o desenho do Charlie Brown, aquele personagem do Charles Schulz, mais conhecido por ser o dono do Snoopy. E o "Jr" é pelo fato de sermos filhos do rock" Chorão


Os meninos de Santos se inspiraram em 'Raimundos', 'Planet Hemp', 'Nirvana' todos in memorian para dar asas a imaginação e nos brindar com essa maravilhosa obra, dividida em 11 capítulos:


1997 - Transpiração Contínua Prolongada






1º álbum da banda. Tem esse nome para retratar tudo os que eles tiveram que passar pra finalmente gravar e lançar um Cd.Vendeu mais de 250 mil cópias e nos trouxe grandes músicas que fazem parte do repertório de qualquer festa... ou banda em inicio de carreira.

Curiosidade: Na época, o baixista Champignon era menor... A cada apresentação, uma autorização judicial.

Você ouve até hoje: 
"O Coro vai Comê!"  
"Tudo que Ela Gosta de Escutar" 
"Proibida pra Mim (Grazon)"  
"Gimme o Anel"
"Charlie Brown Jr. (Deixa Estar Que Eu Sigo Em Frente)" 

A mais mais de todas:
'Proibida pra Mim (Grazon)' é a segunda música do álbum e a responsável por colocar a banda no mundo. A letra foi escrita por Chorão pra Graziela Gonçalves, que na época era namorada dele se tornou esposa e inspiração por quase 20 anos. 'Grazon' era como ele a chamava. 
Graças à canção, Charlie Brown Jr. ganhou o VMB em 1998 como Banda revelação.



1999 - Preço Curto... Prazo Longo 


2º álbum. 25 mús
icas inéditas!!! Uau! Mais de 250 mil cópias vendidas. Esse Cd consagrou a banda.. e provou que Charlie Brown Jr. veio pra ficar..

Curiosidade: A 1ª faixa do álbum, Confisco, é autobiográfica. (hã??? isso quer dizer que o Chorão tá contando uma coisa que aconteceu com ele!!! ah, entendi!!!)


Você ouve até hoje:
"Confisco" 
"Zóio de Lula" 
"Vou te levar"
"O Preço"

A mais mais de todas:

'Te levar' foi tema da abertura da Malhação de 1999 a 2006! Com isso, a banda diversificou seu público. Passou a atingir todas as idades, raças e credos. Ganhou mais prêmios ainda e espaço na mídia (Globo!) 



2000 - Nadando com os Tubarões 





3º Cd. O disco conta com várias inovações, embora mantenha a fórmula de misturar hip hop com hardcore. Nesse álbum há várias participações: Negra Li, Sabotage, RZO.. e o DJ Anderson Faria.  A sonoridade do álbum fica um pouco mais carregada. Pode ser porque os meninos amadureceram.. pode ser porque o Chorão havia perdido seu pai a pouco tempo... Não vou nem citar que, antes da gravação desse Cd, Champignon e Chorão protagonizaram sua primeira DR briga, desentendimento, dentro da banda.


Curiosidade: O clipe de "Rubão" foi vencedor do VMB 2000 do prêmio 'Escolha da audiência'. No video, Chorão é um pé rapado que é atropelado por um ricaço safado (rimou!?)... o cara esfrega o vocalista no seu carrão pra limpar a sujeira causada pelo acidente. Mas Chorão encontra a carteira do milionário, cheia de dólares, e passa a esbanjar a vida. Vale a pena procurar no youtube.


Você ouve até hoje:
"Rubão" 
"Ralé" 
"Não é Sério (part. Negra Li)"
"A Banca (Part. RZO)"
"Tudo Mudar"


A mais mais de todas:

'Não é sério' é uma das músicas mais criticas de Charlie Brown Jr. Se você pegar a letra e fazer uma análise,    vai perceber que nela Chorão aponta vários erros da nossa sociedade atual. E como não bastasse, também aponta sua mira para o próprio umbigo. Além disso, trouxe Negra Li ao mundo!



2001 - 100% Charlie Brown - Abalando a sua Fábrica




4º álbum. Possui uma sonoridade mais punk, mais rock'n roll. Nesse Cd, Chorão deixou um pouco de lado as influências do rap e do hip hop.

Curiosidade: A banda não era mais um quinteto e sim um quarteto observe as capas anteriores. O guitarrista Thiago Castanho deixou a banda alegando divergências pessoais mais DR????. Ele retornou em 2005.

Você ouve até hoje: 
"Hoje Eu Acordei Feliz"
"Sino Dourado" 
"Lugar ao Sol"
"Tudo pro Alto"
"Como tudo deve ser"

A mais mais de todas:


'Lugar ao Sol'. Várias montagens no Power Point. Vários trabalhos de escola. Com uma letra mais poética e emotiva, a 5ª canção do Cd invadiu corações apaixonados e alunos em busca de nota isso não quer dizer que a letra tenha sido entendida por todos!




2002 - Bocas Ordinárias







5º disco. Depois de várias apresentações de sucesso em Portugal, surgiu a inspiração pro nome do novo CD. Segundo Chorão, esse seria uma continuação do álbum anterior, pelo menos na questão do estilo de rock. Vendeu mais de 500 mil cópias.



Curiosidade: Além da música de abertura de Malhação (Vou te levar, do 2º álbum) Só por uma Noite também fez parte da trilha sonora da série. Outra coisa: você já ouviu a versão de  "Baader-Meinhof Blues", do Legião Urbana que tem nesse Cd?!? Não?!? Não perca mais seu tempo! é sensacional!

Você ouve até hoje:
 

 "Papo Reto (Prazer é Sexo, O Resto é Negócio)"
"Baader-Meinhof Blues" 
"Só Por Uma Noite" 

A mais 
mais de todas:






'Papo Reto (Prazer é Sexo, o Resto é Negócio)'. Presença garantida no Clipe Mania!! Um clipe tão brega, mas tão brega, com um povo numa buniteza só, que deixa Falcão, Reginaldo Rossi e cia no chinelo. Uma letra bacaninha, com uns palavrões no meio (quem não gosta?!) mas sem perder toda a reflexão da desigualdade social e dos problemas em relacionamentos. Sem contar com a performance de Chorão, interpretando o Homem Berinjela.  É claro que só podia ser sucesso!!!





2003 - Acústico MTV - Charlie Brown Jr.








Álbum acústico da banda, transmitido pela MTV e lançado em Cd e DVD. Além de seus maiores sucessos, o disco traz 2 músicas inéditas (Vícios e virtudes / Eu não uso sapato) e regravações de Jorge Bem Jor, Camisa de Vênus e Chico Science. Tem participação especial de vários artistas que já foram parceiros em outras músicas, como Negra Li. Vendeu mais de 250 mil cópias.

Curiosidade: Em 2004, durante a turnê do disco, Chorão se desentendeu quebrou o pau com o vocalista da Banda Los Hermanos na área de desembarque do aeroporto de Fortaleza. O motivo seria a fofoca!!!! Disseram que Los Hermanos disseram que Charlie Brown Jr. não deveriam ter feito um comercial pra uma certa marca de refrigerantes..... Pior pra Marcelo Camelo que saiu com o nariz quebrado... e nem conseguiu processar Chorão.

Você ouve até hoje:
TODAS!!! é isso mesmo!! Todas as 20 músicas do Acústico são tocadas até hoje! Talvez seja o Cd de maior sucesso da carreira da banda.

A mais 
mais de todas:
'Eu não uso Sapato'. Lançada no acústico. É a mais de todas por ser inédita. Fala de revolta, critica a sociedade... e tem um dos refrões mais gostosos de cantar: "Eu odeio gente chique, eu não uso sapato.. mas que se  F&¨%$#@#$..."


2004 - Tamo aí na Atividade 





7º álbum da carreira, o 6º gravado em estúdio. Nesse Cd, a banda inova e traz uma batida eletrônica pra as músicas. Vendeu mais de 250 mil cópias.

Curiosidade: Depois de mais de 2 milhões de cópias vendidas e uma carreira sólida, o desafio da banda era manter as expectativas e continuar no auge do sucesso. Porém o novo álbum deixa claro que todo o tumulto na vida pessoal influencia sim (e muito!) no lado profissional. Temos então um Cd cheio de músicas de reafirmação e adjetivos autodepreciativos e poucas músicas de sucesso.


Você ouve até hoje:
"Champanhe e Água Benta"  

"Tamo Aí na Atividade"

"Longe de você"



A mais mais de todas:



Tâmo Ai Na Atividade by Charlie Brown Jr. on Grooveshark

'Tamo Aí na Atividade'. A música que dá nome ao Cd. A reflexão da sociedade aparece já no começo da música: 'Eles querem que você se sinta mal, pois assim eles se sentem bem!' Durante toda a música temos uma enxurrada de depressão! 





2005 -  Imunidade Musical 





8º disco. Nova formação. No começo do ano de 2005, Chorão se surpreendeu com o abandono de  Marcão, Renato Pelado e Champignon. Eles alegaram divergências musicais (sei -.-). Mas, para surpresa de todos, Chorão aparece com uma nova formação, incluindo Thiago Castanho, o guitarrista que abandonou a banda em 2001. O álbum possui 23 canções e vendeu 100 mil cópias.

Curiosidade:  Paralelo ao Cd, eles lançam o DVD Skate Vibration. Uma mistura de shows ao vivo, manobras de skate, bastidores das viagens da banda e imagens das gravações no estúdio.
Também nesse Cd temos uma versão de um clássico na voz de Chorão: "Pra Não Dizer Que eu Não Falei das Flores", imperdível também!

Você ouve até hoje:
"Lutar pelo Que É Meu"
"Ela Vai Voltar (Todos os Defeitos de Uma Mulher Perfeita)" 
"Senhor do Tempo"
"Pra Não Dizer Que eu Não Falei das Flores"
"Dias de Luta, Dias de Glória" 

A mais mais de todas:


'Lutar pelo que é meu'. Depois de 7 anos sendo música abertura de Malhação, Te levar foi substituída por Lutar pelo que é meu, provando que a banda já havia caído no gosto popular. Além disso, vendeu mais de 50 mil downloads pagos!!! (essa sim me surpreendeu!!)


2007 - Ritmo, Ritual e Responsa




9º álbum. Traz 22 faixas inéditas e 1 bônus. Tem uma pegada mais pesada, voltada pro apelo urbano. Mais uma vez temos o toque da batida eletrônica e a presença do rap. Tem participação  especial de MV Bill, Forfun e de Ratos do Porão.


Curiosidade: A 5ª faixa do Cd, Be Myself, fez parte da trilha sonora da novela 'Duas Caras', da rede Globo.  As 23 faixas do CD compõe a primeira parte da trilha sonora do filme "O Magnata", que é o primeiro longa metragem roteirizado por Chorão. 


Você ouve até hoje:
"Pontes Indestrutíveis" 
"Não Viva em Vão"
"Be Myself"
"Uma criança com Seu Olhar"


A mais mais de todas:


'Pontes Indestrutíveis'. Ficou em 4º lugar nas paradas de sucesso no ano. E o clipe é uma belezinha! (momento ownnn!). Ele é feito por animações, mostrando um dia do personagem do vídeo, um skatista que anda por vários lugares pensando nos rumos que a vida dá, querendo transformar o mundo num lugar melhor.



2009 - Camisa 10 Joga Bola até na Chuva




10º disco. O nome foi escolhido justamente por isso! Suas canções não tem mais aquele rock agressivo nem letras tãão depressivas! O álbum foi o vencedor Grammy Latino de 2010, na categoria Melhor Álbum de Rock Brasileiro. Vendeu mais de 100 mil cópias.


Curiosidade: A música "O Dom, a Inteligência e a Voz" fofeita por Chorão a pedido da cantora Cassia Eller. Mas ela não chegou a gravá-la, pois faleceu 15 dias após a criação da música.


Você ouve até hoje:
"Me Encontra" 

"Só os Loucos Sabem"



A mais mais de todas:



'Só os loucos Sabem': Ficou em 3º lugar na parada da Billboard!!! A música foi composta pela banda na cidade de Aracaju, quando eles souberam que um fã deles que gostava muito da banda tinha falecido e não pôde assistir ao show. O clipe é bem meigo e romanticuzinho: saudade, amor e distância.





2012 - Música Popular Caiçara (Ao Vivo)



11º álbum. O disco foi gravado inicialmente em 2011, em Santos. Mas uma série de brigas entre a banda e a gravadora da época (Sony) interromperam o projeto. No final de 2011, de forma independente, eles retomam as gravações e lançam, em 2012, o álbum em Cd, DVD e Blu ray.  Esse disco é marcado pelo retorno de Champignon e Marcão para a banda,e foi gravado nas cidades de Santos e Curitiba, e também conta com participações especias como Marcelo Nova, Marcelo Falcão e Zeca Baleiro.


Curiosidade: Durante um show no Paraná, Chorão e Champignon se desentenderam no palco novidade!  Mas dessa vez a briga durou pouco. Com a repercussão, eles gravaram um video pedindo desculpas aos fãs.

Você ainda ouve:
Todas!!! sim.. mais uma vez! Por ser um álbum ao vivo, a maioria das músicas são regravações. E as inéditas ou você já ouviu ou vai ouvir agora, consagrando o sucesso póstumo de Chorão.

A mais mais de todas:


Céu Azul. Única gravada em estúdio desse CD. Foi a última música inédita de sucesso antes da morte de Chorão. 




Ainda não se sabe o que será da Banda Charlie Brown Jr. Mas Chorão nos deixou de brinde uma música que faria parte do próximo álbum: La Familia. A canção se chama 'Meu Novo Mundo' e foi lançada oficialmente no dia  28 de fevereiro de 2013, no estúdio da rádio 89FM, em São Paulo.

Veja um video não oficial dessa música:




Chorão... saudades de você!!





Comentários
6 Comentários

6 comentários:

@qFernando disse...

Charlie Brown Jr = 12 anos... Fizeram sucesso com o pessoal que tinha 12 no fim da dec de 90, com o pessoal q tinha 12 no inicio dos anos 2000, no final dos anos 200, e parecia que continuavam fazendo sucesso com o povo de 12 anos nos dias de hoje... por mais que eu nao fosse fã, é inegável que lugar ao sol é hino e Papo reto fez parte da minha 5ª serie, sem contar as trilhas de malhação..hahahah ótimo post amanda!

Unknown disse...

háháa!!! valeu mega pela ajuda, fernando!!!

João Araújo disse...

Nem lembrava que Charlie Brown tem tantas músicas boas. Os caras conseguiram se manter com sucesso por mais de quinze anos, o que não é pra qualquer banda...

Ótimo post, Amanda! E belo trabalho de pesquisa dos nossos estagiários!!!

Unknown disse...

kkkk... valeu Juãao!!

ela, Nanda Dearo disse...

Hahaaa Charlie Brown tb me lembra meus 12 anos!!! Já fui pseudo-fã e tem algumas músicas que ouço até hj..

SDDS CHORÃO

Unknown disse...

muito bom o post Amanda... eu escrevi um tb na page do face - "Chorão - Filosofia Musical" . O meu ficou tipo, fanzinho mesmo rsrs... dá um olhadela... bjão e força pra nóis...

Like!

Lembra Disso?

Seguidores

Tags

1968 1973 1974 1978 1981 1982 1982. 1983 1985 1986 1987 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2007 2012 4 Non Blondes 5ive Ace of Base Acqua Adele Adryana e a Rapaziada Agnaldo Timoteo Alejandro Sanz Alexandre Pires Alexia Amy Winehouse Angélica Anos 00 Anos 60 Anos 70 Anos 80 Anos 90 Art Popular As Meninas Avril Lavigne Axé B.B. King Backstreet Boys Balão mágico Banda Calypso Banda Uó Beatles Bee Gees Belchior Belo benito de paula Berlim Beyonce Beyoncé billy paul Blink182 Bon Jovi Bonnie Tyler Britney Spears Bryan Adams Caetano Veloso Calcinha Preta Calypso Carla Perez Carly Rae Jepsen Carrapicho Carrossel Cazuza Charlie Brown Jr. Chaves Chico Buarque Chico Cesar Chiquititas Chitãozinho e Xororó Chocolate Christina Aguilera Cidade Negra Cláudia Leitte Claudinho e buchecha Cláudio Zoli Cleiton e Camargo ClipMania Companhia do Pagode Coreografia Corona cpm 22 Cravo e Canela Creedence Clearwater Revival Cris DeBurgh Dance dance music Daniel Daniela Mercury Deborah Blando detonautas Djavan Dominó Double You Duetos É o Tchan Eddie Murphy ElectroRock Eliana Elis Regina elton john Engenheiros do Hawaii Era Eurodance Europe Exaltasamba Faith Hill Falcão Fama Fantástico Faustão feiticeira Fergie Fernanda Abreu Fernanda Torres Festa Foo Fighters Forró Foster the People Friends Fun. Funk Gabriel O Pensador Gal Costa George Michael GeraldoVandré Gil gilberto gil Gospel Gotye Grease Gretchen Grupo Raça Hardcore Hip Hop Indie Infantil INRI Cristo Ivan Lins Ivete Sangalo Jennifer Holliday Jessica Sanchez João Paulo e Daniel jota quest Journey Justin Bieber Karametade Katinguelê Katy Perry Keane Kelly Key Kenny G KLB Kylie Minogue Lady Gaga Latino Leandro e Leonardo Legião Urbana Linkin Park Los del Rio LSJack Luciano Huck Luis Fernando Guimarães Lulu Santos Macarena Madonna Mamonas Assassinas Mara Maravilha Marcelo Adnet Marco Camargo Maria Bethânia Maria do Bairro Maria Mercedes Mariah Carey Marimar Marisa Monte Marly Marley MC Créu Mc Frank Mc Serginho mexe a cadeira Michael Jackson Michel Teló Molejo MPB Mr. Big Mulher Filé Munhoz e Mariano Música Cigana Música Latina Nara Leão Natiruts Negritude Jr. New age New Wave NSYNC Nx Zero O Rappa odair josé Oingo Boingo Olivia Newton John Os Normais Os Trapalhões Os Travessos Padre Marcelo Rossi Pagode Paquitas Paulo Ricardo Pepê e Neném Perlla Pink Pitty Planeta xuxa Pop Pop/Rock Psy Raça Negra Raimundos Raul Seixas Rebecca Black Red Hot Chili Peppers Reggae Rei Leão Retrô 2012 Reynaldo Gianecchini Rick Bonadio Ricky Martin Rihanna Robbie Willians Roberto Carlos Rock Rock in Rio rock nacional Romântico Rosanah Rouge Roupa Nova Roxette RPM Sandy e Junior Seal secos e molhados Sem Compromisso Sertanejo Sessao da tarde Shakira Sidney Magal Silvio Santos SNZ Só Pra Contrariar SOUST Soweto Spice Girls Stefhany Absoluta Take That Taylor Swift Thalía The Cure The Doors The Voice Tiazinha Tim Maia Titãs Toni Braxton Tony Garrido Tribalistas Trilha Sonora Tunai U2 Ultraje a Rigor Vanessa da Mata Vinny Wanessa Camargo Weather girls Westlife Whitney Houston Wilson e Soraia Xuxa Zé Ramalho Zeca Pagodinho Zélia Duncan Zeze di Camargo Zeze di Camargo e Luciano
Tecnologia do Blogger.