11 de abril de 2013

TV 13: As melhores músicas de abertura de novelas e séries


.Como falar de música brasileira sem falar de novelas e séries? Como falar de séries sem mencionar Malhação? Como falar de Malhação sem lembrar do Lulu Santos ou do Charlie Brown? Como falar de Lulu Santos sem lembrar da versão que ele fez para Dancin Days? Como falar de versão sem pensar naquela da Maria Rita para Senhora do Destino? Como falar em Suzana Vieira sem lembrar da versão constrangedora que ela fez da música da Laura Pausini? Como falar em Laura Pausini sem lembrar de Esperança? 
Clique para ler o post completo. Por favor!!! Prometo que o resto do post está melhor do que a introdução.





10º - Era uma vez
Ano: 1998
Horário: 18h
Música de abertura: Era uma vez - Sandy e Junior e Toquinho


Seria injusto dizer que essa é a décima melhor música entre todas as aberturas de novela da história da TV brasileira. Mas foi escrita por Toquinho. Quem canta é Sandy e Junior, a dupla que sempre tem lugar garantido neste blog.  E a história é sobre a guerra da "riqueza contra a simplicidade, uma mostrando pra outra quem dava mais felicidade". Impossível tirar da lista uma música tão tchuqui tchuqui.

Uma história de amoooooooorrrrrr


09º - Malhação
Ano: 1995 a 1999
Horário: 17h30
Música de Abertura: Assim caminha a humanidade - Lulu Santos

"Assim caminha a humanidade" marcou uma geração ao abrir os episódios de Malhação durante tanto tempo. Na verdade a música nunca tinha algo a ver com a abertura, porque a imagem era sempre relacionada a academias, enquanto que a música fala do final de um relacionamento. Uma das versões da abertura era cheia de modelos sensualizando. Lulu canta que a humanidade caminha a passos de formiga e uma mulher fica exibindo a flexibilidade. Às cinco e meia da tarde!!!

Cena comum nas academias


08º - Senhora do Destino
Ano: 2004/2005
Horário: 21h
Música de Abertura: Encontros e Despedidas - Maria Rita

Essa é uma de minhas aberturas preferidas. A música de Milton Nascimento já faz valer a pena parar para assistir. E a intenção de falar sobre histórias de idas e vindas nas vidas de pessoas comuns faz muito sentido quando anônimos aparecem em preto e branco, enquanto que os principais personagens da novela ganham cores. Todos na mesma "estação de trem". Só acho que poderia ter ficado melhor se tivessem feito uma alteração: põe a Suzana Vieira pra cantar!!!

Per amooore! Ops, novela errada...
Não entendeu? Clique aqui.

07º - Renascer
Ano: 1993
Horário: 21h
Música de Abertura: Confins - Ivan Lins

A história que começa e termina em um Jequitibá é clássica. E a abertura é de arrepiar. Só o começo, com "lalalaia u lele laialaia", já arrepia. Imagina depois, com o tema de Ivan Lins. Combinação suficiente para chegar ao sétimo lugar da nossa lista. 

Era a gota que faltava.
Cuidado com o desperdício.
Economize água.


06º Avenida Brasil
Ano: 2012
Horário: 21h
Música de abertura: Vem dançar kuduro - Robson Moura feat. Lino Krizz

A história entre Carminha e Nina parou todo o país. Mas o que ficou para a posteridade foi a música de abertura. Infelizmente. No início até passava, mas com um mês de novela aquele "oi oi oi" tocava em tudo que é lugar, de rádio fm a cerimônia de casamento. Vale a menção na lista pela popularidade que atingiu. 

EEEEE Macarena!!!



05º Tieta
Ano: 1989/1990
Horário: 21h
Música de abertura: Tieta, Luiz Caldas
Sim, a Tieta do Caetano Veloso é mais bonita. Mas a de Luiz Caldas é muito mais sensual, e o melhor: animada por uma lambada! É, no início dos anos 90 a lambada era o nosso sertanejo universitário. Em todo churrasco de domingo o pessoal bebia e achava que tinha virado o Luiz Caldas. Voltando à abertura, era daquelas que a gente ficava olhando feito bobo. Seja pelos efeitos especiais ou pelos peitinhos da Tieta. 

É uma tempestade de areia?
É a garota do Fantástico?
Não, é Tieta!


04º Dancin Days
Ano: 1978/1979
Horário:21h
Música de abertura: Dancin Days - As Frenéticas

Essa música talvez tenha sido a que mais sucesso conquistou fora das novelas. Ok, Kuduro tocava nas rádios. Pois é, tocava. Hoje em dia ninguém lembra mais. Só que Dancin Days continua firme nas festas de casamentos e formaturas. Ah, nos reveillons também. E aniversários. Baladas. Rádios. Terminais rodoviários. Velórios. Batizados. Natais. Paradas da independência. Restaurantes. Creches. Universidades. Albergues. Asilos. Festas dos anos 70. Moteis. Jogos de futebol. Campeonatos de natação. 

Entre nessa festa


03º - Esperança
Ano: 2002/2003
Horário: 21h
Música de abertura: Esperança - Gilbert, Laura Pausini, Alejandro Sanz e Fama Coral

Essa música é uma das mais bonitas de toda a história de abertura de novelas. Tem um certo clima épico que remete aos corajosos imigrantes italianos. E os intérpretes mudavam periodicamente. Até os cantores do extinto Fama participaram. Podiam ter parado na Laura Pausini. 

Sonho, esperaaança!

02º - O rei do gado
Ano: 1996/1997
Horário: 21h
Música de abertura: O rei do gado - Orquestra da terra

Quem não se lembra dos versos iniciais: "Sou deste chão, onde o rei é peão, com o laço na mão. Laça, ferra e marca, deixando a ilusão de que tudo é seu. Com coragem de quem vive, luta, sonha". Putz, consegui escrever isso aí sem consultar o Google. Prova de que a música realmente é marcante. Mas também a associo com o Antônio Fagundes virando estátua de ouro no final, que é um efeito S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L.

Pura ostentação


01º O Clone
Ano: 2001/2002
Horário: 21h
Música de abertura: Sob o Sol - Sagrado Coração da Terra

Essa novela era bem ruinzinha. A história se passava em um mundo paralelo, no qual a língua oficial do Marrocos era o português e criar um clone humano era possível. Mas a abertura ficou para os anais das telenovelas brasileiras. A letra da música dizia que a criação estava sob as mãos do homem, enquanto fazia uma analogia ao quadro "A criação de Adão", de Michelangelo. Tinha um clima misterioso e tecno-religioso ao mesmo tempo. Putz, eu curtia essa música. E cantava todos os dias durante os nove meses de exibição. Ainda bem que acabou. 

Novela também é cultura

MÚSICAS DE ABERTURAS DE NOVELAS, SDDS DE VOCÊS E DO TEMPO QUE EU ERA NOVELEIRO!! 
só que não

Comentários
5 Comentários

5 comentários:

@qFernando disse...

Nossa eu odeio a música de abertura de Esperança e acho O Clone legal ashdashduashdasuhdhu... pra mim 1º lugar seria a do rei do gado...Alias a trilha sonora nacional do Rei do Gado era hit aqui em casa...DAniela Mercury..Zeze di camargo e luciano, chitãozinho e Xororó;;asdasidasidhias todos juntos em um mesmo album..ouvia até...
ótimo post!!!
flw

Andy antunes disse...

Discordo das de Esperança , O Clone , Era uma vez e Avenida Brasil ... Concordo plenamente com Dancing days e Senhora do destino ... No caso da novela do Aguinaldo além da abertura ser muito boa a música é linda !!!

Claudio Chamun disse...

Toda música que é colocada na novela das 9 bomba.

Rodrigo Ferreira disse...

Gostei de todas as aberturas. São bem feitas as aberturas são bem boladas "como diria Silvio santos". O clone foi o mais criativo de todos como os efeitos de duas pessoas e a Novel Esperança.
Bela Postagem!

http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/

João Araújo disse...

Brigado, pessoas!!
Rodrigo, até que enfim alguém que concorda comigo, hehehe
Obs: como pode vcs não gostarem da música de abertura de Esperança? É bonita pra caral....caramba!

Like!

Lembra Disso?

Seguidores

Tags

1968 1973 1974 1978 1981 1982 1982. 1983 1985 1986 1987 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2007 2012 4 Non Blondes 5ive Ace of Base Acqua Adele Adryana e a Rapaziada Agnaldo Timoteo Alejandro Sanz Alexandre Pires Alexia Amy Winehouse Angélica Anos 00 Anos 60 Anos 70 Anos 80 Anos 90 Art Popular As Meninas Avril Lavigne Axé B.B. King Backstreet Boys Balão mágico Banda Calypso Banda Uó Beatles Bee Gees Belchior Belo benito de paula Berlim Beyonce Beyoncé billy paul Blink182 Bon Jovi Bonnie Tyler Britney Spears Bryan Adams Caetano Veloso Calcinha Preta Calypso Carla Perez Carly Rae Jepsen Carrapicho Carrossel Cazuza Charlie Brown Jr. Chaves Chico Buarque Chico Cesar Chiquititas Chitãozinho e Xororó Chocolate Christina Aguilera Cidade Negra Cláudia Leitte Claudinho e buchecha Cláudio Zoli Cleiton e Camargo ClipMania Companhia do Pagode Coreografia Corona cpm 22 Cravo e Canela Creedence Clearwater Revival Cris DeBurgh Dance dance music Daniel Daniela Mercury Deborah Blando detonautas Djavan Dominó Double You Duetos É o Tchan Eddie Murphy ElectroRock Eliana Elis Regina elton john Engenheiros do Hawaii Era Eurodance Europe Exaltasamba Faith Hill Falcão Fama Fantástico Faustão feiticeira Fergie Fernanda Abreu Fernanda Torres Festa Foo Fighters Forró Foster the People Friends Fun. Funk Gabriel O Pensador Gal Costa George Michael GeraldoVandré Gil gilberto gil Gospel Gotye Grease Gretchen Grupo Raça Hardcore Hip Hop Indie Infantil INRI Cristo Ivan Lins Ivete Sangalo Jennifer Holliday Jessica Sanchez João Paulo e Daniel jota quest Journey Justin Bieber Karametade Katinguelê Katy Perry Keane Kelly Key Kenny G KLB Kylie Minogue Lady Gaga Latino Leandro e Leonardo Legião Urbana Linkin Park Los del Rio LSJack Luciano Huck Luis Fernando Guimarães Lulu Santos Macarena Madonna Mamonas Assassinas Mara Maravilha Marcelo Adnet Marco Camargo Maria Bethânia Maria do Bairro Maria Mercedes Mariah Carey Marimar Marisa Monte Marly Marley MC Créu Mc Frank Mc Serginho mexe a cadeira Michael Jackson Michel Teló Molejo MPB Mr. Big Mulher Filé Munhoz e Mariano Música Cigana Música Latina Nara Leão Natiruts Negritude Jr. New age New Wave NSYNC Nx Zero O Rappa odair josé Oingo Boingo Olivia Newton John Os Normais Os Trapalhões Os Travessos Padre Marcelo Rossi Pagode Paquitas Paulo Ricardo Pepê e Neném Perlla Pink Pitty Planeta xuxa Pop Pop/Rock Psy Raça Negra Raimundos Raul Seixas Rebecca Black Red Hot Chili Peppers Reggae Rei Leão Retrô 2012 Reynaldo Gianecchini Rick Bonadio Ricky Martin Rihanna Robbie Willians Roberto Carlos Rock Rock in Rio rock nacional Romântico Rosanah Rouge Roupa Nova Roxette RPM Sandy e Junior Seal secos e molhados Sem Compromisso Sertanejo Sessao da tarde Shakira Sidney Magal Silvio Santos SNZ Só Pra Contrariar SOUST Soweto Spice Girls Stefhany Absoluta Take That Taylor Swift Thalía The Cure The Doors The Voice Tiazinha Tim Maia Titãs Toni Braxton Tony Garrido Tribalistas Trilha Sonora Tunai U2 Ultraje a Rigor Vanessa da Mata Vinny Wanessa Camargo Weather girls Westlife Whitney Houston Wilson e Soraia Xuxa Zé Ramalho Zeca Pagodinho Zélia Duncan Zeze di Camargo Zeze di Camargo e Luciano
Tecnologia do Blogger.