27 de junho de 2013

Lista 15: As melhores músicas de protesto

O país tá cheio de problemas. Luciana Gimenez vira apresentadora nos Estados Unidos, Fátima Bernardes abandona o Jornal Nacional, Ronaldo Fenômeno engorda depois do Medida Certa. O povo acordou. E quer ver o final da Caverna do Dragão, além de um Playstation 4 mais barato. Temos esses direitos! Não tá fácil pra ninguém. Se você também acordou e vai sair de casa para protestar, não faça nada antes de ler este post, com as melhores músicas de protesto.

Clique para ler o post completo e vai pra rua!


10º

Música: Que País é Este?
Artista: Legião Urbana
Ano: 1987

Essa música fez um desserviço à cultura brasileira. Primeiro, porque é a música de abertura de qualquer show de banda de garagem formada por adolescentes recém roqueiros. Segundo, porque essa pergunta está escrita em 90% dos cartazes de pessoas que não sabem por quais causas estão lutando.

Ok, esse aí sabe. 

Música: Inútil
Artista: Ultraje a Rigor
Ano: 1983

Também conhecida como "música da morte", Inútil foi uma das canções mais entoadas durante as Diretas Já. Para entender os motivos que levam à "maldição da Inútil", você tem que saber quais foram as pessoas que utilizaram a canção como forma de protesto. De acordo com a pesquisa feita pelo nosso estagiário albino, Osmar Santos tocou a música em um comício na cidade de São Paulo. E o então deputado Ulysses Guimarães citou a letra em um discurso na Câmara. Resultado: Osmar Santos sofreu um grave acidente de carro em 1994, ficando com a fala comprometida. Ulysses Guimarães morreu em um acidente de helicóptero em 1994. O corpo nunca foi encontrado.

Essa imagem não representa o blog. 
Coloquei porque não achei outra coisa. 

08º

Música: Polícia
Artista: Titãs
Ano: 1986

Polícia faz parte do álbum Cabeça Dinossauro, um dos mais punk dos Titãs. A nossa trupe de estagiários metaleiros apurou que a música foi escrita depois que Tony Bellotto (sim, aquele fdp sortudo que casou com a Malu Mader) e Arnaldo Antunes foram presos por porte de heroína. Em 2007, entrou na trilha sonora de Tropa de Elite.


Manifestantes politizados


07º

Música: Alegria, Alegria
Artista: Caetano Veloso
Ano: 1967

Essa nem é uma música tão forte quanto as outras dessa lista, mas alcançou a sétima posição depois do lobby feito pela Fátima Bernardes ao colocá-la como trilha sonora de um Encontro sobre as manifestações pelo país. Na verdade, como diria nossa estagiária afrodescendente, Caetano quis embarcar no sucesso de A Banda, de Chico Buarque, e compôs outra marcha. Só que acabou criando um marco da Tropicália.

Sim! A culpa é sua, Fátima!!!!


06º

Música: Carcará
Artista: Nara Leão / Maria Bethânia
Ano: 1964

Carcará foi escrita por João do Vale e interpretada pela primeira vez por Nara Leão, no espetáculo Opinião. De acordo com uma pesquisa profunda realizada pela nossa estagiária míope, a música foi feita para contrastar com a Bossa Nova. Afinal, é muito mais fácil cantar sobre um barquinho a deslizar no mar do que sobre a realidade, principalmente após o golpe militar.

Se isso já é assustador, imagina o Carcará!


05º

Música: Minha Alma
Artista: O Rappa
Ano: 1999

Uma das músicas mais recentes da lista, foi feita em uma época na qual o protesto visava problemas velados, como a violência policial na periferia. Composta na melhor fase do Rappa, tem uma das frases mais usadas nos protestos da "Revolução dos R$0,20".

É pela paz que eu não quero seguir admitindo. 

04º

Música: Cálice
Artista: Chico Buarque e Milton Nascimento
Ano: 1978

Essa música protesta contra o aumento nos índices de alcoolismo, já que é representada por um cálice de vinho tinto.



Ok, depois que você conseguir parar de rir dessa piada S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L, pode continuar lendo o texto. De acordo com nossa estagiária do curso de letras, a música fala de censura e tortura utilizando palavras homófonas, aquelas que tem som igual mas escrita diferente. Ou seja, cálice e cale-se.

03º

Música: Até Quando?
Artista: Gabriel, o Pensador
Ano: 2001

Quando escreveu os versos de "Até Quando?", Gabriel não imaginava que o gigante acordaria apenas 12 anos depois. E a música que fala sobre levar porrada tema da Bruna Surfistinha voltou à tona nos protestos, inclusive aqui em Poços de Caldas-MG.

Taí a prova


02º

Música: Vem pra Rua
Artista: Falcão, da banda O Rappa
Ano: 2013

O tio que escreveu esse jingle, Henrique Ruiz Nicolau, nunca foi tão inspirado. Mal sabia ele que uma música que exalta a Copa das Confederações seria utilizada exatamente em protestos contra o futebol. Segundo nosso estagiário nerd, os caras do Facebook, que não são bobos, incluíram hashtags na mesma época em que #vemprarua tava bombando por aqui.

Galera fazendo flash mob de Vem pra Rua durante manifestação



01º

Música: Sunday, Bloody Sunday
Artista: Sambô
Ano: 2010

Engraçado como um artista nacional consegue fazer um samba, em inglês, sobre o Domingo Sangrento, episódio que aconteceu em 1972 na Irlanda do Norte. Pelo menos foi isso que a estagiária loira me passou.


Ráááá!!! Na verdade, a vencedora escolhida como melhor música de protesto é:






Rááááá! Mentira!!!!! A vencedora é:

01º

Música: Pra não dizer que não falei das flores
Artista: Geraldo Vandré
Ano: 1968

"Caminhando e cantando e seguindo a canção" são até hoje os versos mais gritados cantados em passeatas por todo o país. A nossa estagiária de letras também ajudou nessa pesquisa e constatou que vinte versos da música terminam em ão ou ões, ou seja, é fácil memorizar uma letra dessas.

Pra não dizer que não coloquei uma foto do Geraldo


Ainda nos anos 60, a música acende a chama do protesto nas gargantas emudecidas pela ditadura militar (bonito isso, fui eu mesmo que escrevi) e acaba sendo censurada. Além disso, dizem por aí que Geraldo Vandré foi tão torturado que hoje em dia tem muitas sequelas. Mas deixou como legado essa música chata e repetitiva, mas que até hoje não foi superada. Portanto, lembre-se desse post na hora de escolher o que cantar na próxima manifestação!


GERALDO VANDRÉ, SDD DE VOCÊ E DOS JINGLES MERAMENTE PUBLICITÁRIOS!
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

Steve Gleidson disse...

Ronaldinho Gaúcho no Palmeiras é mentira? rs. Òtima seleção.

http://meuuniversopeculiar.blogspot.com.br/

http://versandosobreotudoouonada.blogspot.com.br/

@qFernando disse...

Morro de medo de Carcará... aliás #fikdik pra post "musicas que dão medo" rsrsrsrs... Sdds geraldo vandré e aulas de histórias que sempre tem que ter uma performance de algum aluno na escola qnd estudam os anos 70 e a pessoa resolve CANTAR A MÚSICA INTEIRA e não termina nunca, um trauma....
srsrssrarsrsr

Excelente post!!!

Rodrigo Ferreira disse...

João adorei sua seleção de protesto e como tudo está perfeito e adorei coloca um video de dois garotos falando a verdade e tudo o que agente queria dizer. E ainda Ultrage a Rigor e Titãs as melhores bandas de rock. Mas o Renato Russo deixa todo mundo no chinelo cantando "Que pais é esse?".
abraço

http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/

Claudio Chamun disse...

A música do Geraldo fez muito sucesso no tempo da Ditadura. Eu era muito pequeno, mas creio que ela foi censurada o que fez o povo adotar.
A foto da Dilma está espetacular.
E o rap achei show!

www.cchamun.blogspot.com.br

ela, Nanda Dearo disse...

"Sdds geraldo vandré e aulas de histórias que sempre tem que ter uma performance de algum aluno na escola qnd estudam os anos 70 e a pessoa resolve CANTAR A MÚSICA INTEIRA e não termina nunca, um trauma...."

Essa pessoa sou EU.

Flávio Barbosa disse...

Sobre Ulysses Guimarães: ele não morreu em 1994, como aqui foi dito, mas em 1992. Pouco após o impeachment do Collor, inclusive.

Like!

Lembra Disso?

Seguidores

Tags

1968 1973 1974 1978 1981 1982 1982. 1983 1985 1986 1987 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2007 2012 4 Non Blondes 5ive Ace of Base Acqua Adele Adryana e a Rapaziada Agnaldo Timoteo Alejandro Sanz Alexandre Pires Alexia Amy Winehouse Angélica Anos 00 Anos 60 Anos 70 Anos 80 Anos 90 Art Popular As Meninas Avril Lavigne Axé B.B. King Backstreet Boys Balão mágico Banda Calypso Banda Uó Beatles Bee Gees Belchior Belo benito de paula Berlim Beyonce Beyoncé billy paul Blink182 Bon Jovi Bonnie Tyler Britney Spears Bryan Adams Caetano Veloso Calcinha Preta Calypso Carla Perez Carly Rae Jepsen Carrapicho Carrossel Cazuza Charlie Brown Jr. Chaves Chico Buarque Chico Cesar Chiquititas Chitãozinho e Xororó Chocolate Christina Aguilera Cidade Negra Cláudia Leitte Claudinho e buchecha Cláudio Zoli Cleiton e Camargo ClipMania Companhia do Pagode Coreografia Corona cpm 22 Cravo e Canela Creedence Clearwater Revival Cris DeBurgh Dance dance music Daniel Daniela Mercury Deborah Blando detonautas Djavan Dominó Double You Duetos É o Tchan Eddie Murphy ElectroRock Eliana Elis Regina elton john Engenheiros do Hawaii Era Eurodance Europe Exaltasamba Faith Hill Falcão Fama Fantástico Faustão feiticeira Fergie Fernanda Abreu Fernanda Torres Festa Foo Fighters Forró Foster the People Friends Fun. Funk Gabriel O Pensador Gal Costa George Michael GeraldoVandré Gil gilberto gil Gospel Gotye Grease Gretchen Grupo Raça Hardcore Hip Hop Indie Infantil INRI Cristo Ivan Lins Ivete Sangalo Jennifer Holliday Jessica Sanchez João Paulo e Daniel jota quest Journey Justin Bieber Karametade Katinguelê Katy Perry Keane Kelly Key Kenny G KLB Kylie Minogue Lady Gaga Latino Leandro e Leonardo Legião Urbana Linkin Park Los del Rio LSJack Luciano Huck Luis Fernando Guimarães Lulu Santos Macarena Madonna Mamonas Assassinas Mara Maravilha Marcelo Adnet Marco Camargo Maria Bethânia Maria do Bairro Maria Mercedes Mariah Carey Marimar Marisa Monte Marly Marley MC Créu Mc Frank Mc Serginho mexe a cadeira Michael Jackson Michel Teló Molejo MPB Mr. Big Mulher Filé Munhoz e Mariano Música Cigana Música Latina Nara Leão Natiruts Negritude Jr. New age New Wave NSYNC Nx Zero O Rappa odair josé Oingo Boingo Olivia Newton John Os Normais Os Trapalhões Os Travessos Padre Marcelo Rossi Pagode Paquitas Paulo Ricardo Pepê e Neném Perlla Pink Pitty Planeta xuxa Pop Pop/Rock Psy Raça Negra Raimundos Raul Seixas Rebecca Black Red Hot Chili Peppers Reggae Rei Leão Retrô 2012 Reynaldo Gianecchini Rick Bonadio Ricky Martin Rihanna Robbie Willians Roberto Carlos Rock Rock in Rio rock nacional Romântico Rosanah Rouge Roupa Nova Roxette RPM Sandy e Junior Seal secos e molhados Sem Compromisso Sertanejo Sessao da tarde Shakira Sidney Magal Silvio Santos SNZ Só Pra Contrariar SOUST Soweto Spice Girls Stefhany Absoluta Take That Taylor Swift Thalía The Cure The Doors The Voice Tiazinha Tim Maia Titãs Toni Braxton Tony Garrido Tribalistas Trilha Sonora Tunai U2 Ultraje a Rigor Vanessa da Mata Vinny Wanessa Camargo Weather girls Westlife Whitney Houston Wilson e Soraia Xuxa Zé Ramalho Zeca Pagodinho Zélia Duncan Zeze di Camargo Zeze di Camargo e Luciano
Tecnologia do Blogger.