7 de maio de 2013

Paradas de Sucesso 8: Top 10 1973


O ano de 1973 marcaria para sempre a história do mundo. Enquanto os hippies fumavam becks e dançavam pelados nas praças francesas, aqui no Brasil as mulheres paravam de tomar a pílula. Além disso, uma série de acontecimentos nos faz ter certeza do quão importante este ano foi para todos nós. Houve a independência das Bahamas, o nascimento da grande jornalista e atriz de novelas Cinthia Benini, a estreia do programa que nos persegue até hoje, o Fantástico, a inauguração do Playcenter. E o mais triste de tudo: o Brasil perdeu o concurso de Miss Universo para a filipina Maria Margarita Moran. Muito humilhante. 

Clique para ler o post completo, mas saiba que será perigoso. Uma canção pode te matar lentamente.











Então vamos ao que interessa. Com vocês, as dez mais de 1973!

10. Your Song
Sim, essa é aquela música que falava sobre traição e foi proibida nas rádios conservadoras dos EUA. "Me and Mrs. Joooneess, there's a thing going ooonnn". O quê? Não? Putz, o Billy Paul tem mais do que uma música de sucesso! Na verdade, essa é uma versão do hit de Elton John.

Tive a oportunidade de entrevistar o Billy e devo admitir que ele canta muito, é gente boa, mas realmente só tem uma música relevante. E não é Your Song. Se você não se lembra dele, taí um gif pra ajudar.

Tá lembrado?


09. Uma vida só (Pare de tomar a pílula)

Odair José é um hitmaker dos anos 70. O "cantor das empregadas" gravou sucessos como "Vou tirar você desse lugar", "Meu coração ainda é seu" e "Pare de tomar a pílula". Com certeza você conhece pelo menos uma dessas músicas.

Essa da pílula foi quase que revolucionária. Numa década em que as mulheres estavam tentando conquistar direitos, como comandar o controle remoto e pedir marmitex aos domingos, o cara manda parar de tomar a pílula. Se fosse em 2013, seria um caso de homofobia machismo e Odair José teria que responder em um processo judicial. Certamente seria defendido pelo advogado do Rafinha Bastos.

Reação de Rafinha Bastos ao saber que é considerado o Odair José dos anos 2000. 



08. Ouro de Tolo
Raul Seixas

Taí outro cheio de hits. Um deles embalava a classe média dos anos 70, ou melhor, os sonhos vazios de uma classe média iludida pela ditadura militar. E também alguns momentos deprê meus.  É uma das músicas que exigem mais fôlego na MPB, além de ser muito citada pelos discípulos da filosofia raulseixista. 
É você olhar no espelho, saber que é humano, ridículo, limitado, e que só usa dez porcento de sua cabeça animal. E você ainda acredita que é um doutor, padre ou policial que está contribuindo com sua parte para nosso belo quadro social. 
Tapa na cara da sociedade

07. Gostava Tanto de Você
Tim Maia

Gostava Tanto de Você é um sucesso eterno. Afinal, quem nunca cantou Pá pa pa pa paaaa enquanto o músico do barzinho entoa o refrão???

Diz a lenda que Edson Trindade escreveu essa música em homenagem a uma filha de Tim Maia. Ela morreu aos 15 anos, vítima de um acidente de trânsito. Mas nossos estagiários meia-boca não leram a biografia do cantor, o que nos impede de confirmar a história. Se quiser saber a verdade, leia o livro do Nelson Motta.

À venda na livraria mais próxima


06. Killing me Softly with His Song
Roberta Flack

Killing me Softly levou Roberta Flack Quem??? ao auge da fama, com três Grammy, incluindo Canção do ano. A música foi composta por Lory Lieberman WTF??? ao ouvir Don McLean haja wikipedia!!! cantando. 

Além disso, essa é uma das músicas mais importantes da carreira de cantores de bandas de baile e calouros do Raul Gil. O grupo Promise não me deixa mentir. Até porque eu torcia por eles!!!!


"Vamos cantar Kilin mi sóflin uif ris songui"

05. Só quero um xodó
Gilberto Gil

O pai da Preta Gil foi esperto e gravou o que seria um dos maiores sucessos de Dominguinhos, "Eu só quero um xodó". A música tema das pessoas carentes rendeu uma indicação ao Trofeu Imprensa do ano seguinte, mas perdeu para "O Show já Terminou", de Roberto Carlos, música que ninguém nunca mais ouviu. Só que a canção de Dominguinhos foi regravada por milhões muitos artistas, e ganhou até uma versão no extinto programa AMIGOS.

Você também tinha um cd dos A.M.I.G.O.S.???

04. Skyline Pigeon
Elton John


Olha o Elton John aí de novo!! Um dos sucessos do primeiro álbum do cantor inglês, Empty Sky, Skyline também foi muito regravada, inclusive por Walbinho dos Teclados, cuja versão grotesca eu gostei um pouco você pode conferir abaixo. Nem vou colocar o link do Grooveshark, pra garantir que você aprecie esse talento do Pará. Não faça desfeita, afinal eu produzi tudo no Windows Movie Maker.

Elton John ficou no chinelo




03. Sangue Latino
Secos e Molhados

O primeiro álbum do grupo Secos e Molhados tem os maiores hits da banda, como "O Vira", "Rosa de Hiroshima" e "Sangue Latino". Essa última foi escrita por João Ricardo e Paulinho Mendonça, e tocou sem parar nas rádios brasileiras, além de alcançar o mercado latino com uma versão em espanhol. Uma das apresentações em TV acabou rendendo um gif gigante para nós. Ney Matogrosso é tão excêntrico que não tive coragem de cortar nenhuma parte da performance dele durante a introdução de Sangue Latino. 

Eu: Mãe, olha esse vídeo. O Ney Matogrosso é muito engraçado.
Minha mãe: Como que ele morreu?

Observação: ele está vivo!!!

02. Retalhos de Cetim
Benito de Paula
Retalhos de cetim by Benito di Paula on Grooveshark

Benito de Paula é um dos candidatos ao troféu Zé Ramalho, que premia os cantores mais bonitos sqn da MPB. Mas ele não precisa de mais essa conquista, porque já fez muito sucesso no país, com músicas como "Charlie Brown", "Mulher Brasileira" e "Retalhos de Cetim". 

Pois é, "Retalhos" não é do Sambô! Benito de Paula fez sucesso com ela no início dos anos 70. O compacto com essa música vendeu 150 mil cópias em 1973. Depois, o compositor ganhou rios de dinheiro com direitos autorais em 2011 e 2012 por causa do grupo de samba.

Disputa acirrada


E A MÚSICA MAIS TOCADA DE 1973 É...

...


...


....


....


...


...


...


01. O Vira
Roberto Leal



Surpreendente, não? Como poderíamos imaginar que essa dancinha seria dançada por todo mundo nos anos 70? Enquanto hoje estamos embalados pelo quadrado de 8, a galera curtia ficar dando esses pulinhos aí... Aí você diz: "Uai, esse gif aí de cima não parece ser de 1973." Ok, você me pegou! Foi só uma piada ruim! Na verdade, a medalha de ouro vai para...





01. O Vira
Secos e Molhados
O vira by Secos & Molhados on Grooveshark

A banda de Ney Matrogrosso estava no auge do sucesso e emplacou o primeiro e o terceiro lugar na lista de músicas mais tocadas em 1973. O primeiro disco do grupo, lançado nesse ano, vendeu surpreendentes 800 mil cópias. É claro que músicas tão boas como essas junto com David Bowie um cantor excêntrico não poderiam ter outro resultado. 

Uma das melhores capas de disco da história da música


Deste disco, a música mais lembrada até hoje é "O Vira". Os caras tiveram a envergadura moral de misturar rock and roll com a dança tradicional portuguesa. E tudo fazia muito sentido, afinal se trata de uma festa na floresta com direito a gato preto, corujas, pirilampos, sacis, fadas e lobisomens. Viva o folclore brasileiro!!!!

O gato preto cruzou a estrada, passou por debaixo da escada. E lá no fundo azul, na noite da floresta,  a lua iluminou a dança, a roda, a festa. Vira vira vira. Vira vira vira homem, vira vira. Vira vira lobisomem. 
Confiram uma performance muito louca dessa música:



É, já se passaram quase 40 anos e lembramos de todas essas músicas com nostalgia. Será que em 2053 vamos nos lembrar de "Sogrão caprichou", "Harlem Shake" e Quadrado de 8"? SERÁ???

1973, SDDS DE VOCÊ E DE QUANDO DANÇAR O VIRA ERA MANIA NACIONAL.


Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Claudio Chamun disse...

Eu me amarro nestas paradas de sucesso antigas.

Tem uma tag para ti lá no blogue. É sutil, mas ta lá.
O H. E. e O. P. adverte:
Este comentário vai ser copiado para muita gente. rss

João Araújo disse...

Huahuahua
Eu vi a tag, Cláudio!
Valeu!

Rodrigo Ferreira disse...

Oh! tempo que não nasci. Tim Maia, Gilberto Gil e Raul Seixas os melhores cantores e musicas de todos os tempos. Adoro seu blog.!

http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/

Like!

Lembra Disso?

Seguidores

Tags

1968 1973 1974 1978 1981 1982 1982. 1983 1985 1986 1987 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2007 2012 4 Non Blondes 5ive Ace of Base Acqua Adele Adryana e a Rapaziada Agnaldo Timoteo Alejandro Sanz Alexandre Pires Alexia Amy Winehouse Angélica Anos 00 Anos 60 Anos 70 Anos 80 Anos 90 Art Popular As Meninas Avril Lavigne Axé B.B. King Backstreet Boys Balão mágico Banda Calypso Banda Uó Beatles Bee Gees Belchior Belo benito de paula Berlim Beyonce Beyoncé billy paul Blink182 Bon Jovi Bonnie Tyler Britney Spears Bryan Adams Caetano Veloso Calcinha Preta Calypso Carla Perez Carly Rae Jepsen Carrapicho Carrossel Cazuza Charlie Brown Jr. Chaves Chico Buarque Chico Cesar Chiquititas Chitãozinho e Xororó Chocolate Christina Aguilera Cidade Negra Cláudia Leitte Claudinho e buchecha Cláudio Zoli Cleiton e Camargo ClipMania Companhia do Pagode Coreografia Corona cpm 22 Cravo e Canela Creedence Clearwater Revival Cris DeBurgh Dance dance music Daniel Daniela Mercury Deborah Blando detonautas Djavan Dominó Double You Duetos É o Tchan Eddie Murphy ElectroRock Eliana Elis Regina elton john Engenheiros do Hawaii Era Eurodance Europe Exaltasamba Faith Hill Falcão Fama Fantástico Faustão feiticeira Fergie Fernanda Abreu Fernanda Torres Festa Foo Fighters Forró Foster the People Friends Fun. Funk Gabriel O Pensador Gal Costa George Michael GeraldoVandré Gil gilberto gil Gospel Gotye Grease Gretchen Grupo Raça Hardcore Hip Hop Indie Infantil INRI Cristo Ivan Lins Ivete Sangalo Jennifer Holliday Jessica Sanchez João Paulo e Daniel jota quest Journey Justin Bieber Karametade Katinguelê Katy Perry Keane Kelly Key Kenny G KLB Kylie Minogue Lady Gaga Latino Leandro e Leonardo Legião Urbana Linkin Park Los del Rio LSJack Luciano Huck Luis Fernando Guimarães Lulu Santos Macarena Madonna Mamonas Assassinas Mara Maravilha Marcelo Adnet Marco Camargo Maria Bethânia Maria do Bairro Maria Mercedes Mariah Carey Marimar Marisa Monte Marly Marley MC Créu Mc Frank Mc Serginho mexe a cadeira Michael Jackson Michel Teló Molejo MPB Mr. Big Mulher Filé Munhoz e Mariano Música Cigana Música Latina Nara Leão Natiruts Negritude Jr. New age New Wave NSYNC Nx Zero O Rappa odair josé Oingo Boingo Olivia Newton John Os Normais Os Trapalhões Os Travessos Padre Marcelo Rossi Pagode Paquitas Paulo Ricardo Pepê e Neném Perlla Pink Pitty Planeta xuxa Pop Pop/Rock Psy Raça Negra Raimundos Raul Seixas Rebecca Black Red Hot Chili Peppers Reggae Rei Leão Retrô 2012 Reynaldo Gianecchini Rick Bonadio Ricky Martin Rihanna Robbie Willians Roberto Carlos Rock Rock in Rio rock nacional Romântico Rosanah Rouge Roupa Nova Roxette RPM Sandy e Junior Seal secos e molhados Sem Compromisso Sertanejo Sessao da tarde Shakira Sidney Magal Silvio Santos SNZ Só Pra Contrariar SOUST Soweto Spice Girls Stefhany Absoluta Take That Taylor Swift Thalía The Cure The Doors The Voice Tiazinha Tim Maia Titãs Toni Braxton Tony Garrido Tribalistas Trilha Sonora Tunai U2 Ultraje a Rigor Vanessa da Mata Vinny Wanessa Camargo Weather girls Westlife Whitney Houston Wilson e Soraia Xuxa Zé Ramalho Zeca Pagodinho Zélia Duncan Zeze di Camargo Zeze di Camargo e Luciano
Tecnologia do Blogger.